XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: NARRATIVAS DE DESLOCAMENTO DE ESTUDANTES DE INTERCÂMBIO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE ENTRE-LUGAR SOCIOCULTURAL Autor: FERNANDA HENRIQUES DIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 20627
Catalogação: 26/10/2012 Liberação: 26/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20627&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20627&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20627
Resumo:
Título: NARRATIVAS DE DESLOCAMENTO DE ESTUDANTES DE INTERCÂMBIO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE ENTRE-LUGAR SOCIOCULTURAL Autor: FERNANDA HENRIQUES DIAS
Nº do Conteudo: 20627
Catalogação: 26/10/2012 Liberação: 26/10/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20627&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20627&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20627
Resumo:
A pesquisa tem como foco a análise de narrativas de deslocamento de
estudantes que participam de um programa de intercâmbio internacional, em
cidades mineiras de pequeno ou médio porte. O programa traz para o Brasil
estudantes de ensino médio, de diferentes nacionalidades, e envia jovens
brasileiros para outros países, com o objetivo de conviverem com pessoas de outra
cultura pelo período de um ano. Os objetivos do presente estudo consistem em
mostrar: i) a natureza das narrativas co-construídas nas entrevistas de pesquisa,
com contagem e recontagem de experiências coletivas e individuais nos processos
de deslocamentos; ii) as construções identitárias do eu e do outro, em
posicionamentos junto às famílias, à escola, ao aprendizado da língua portuguesa,
especialmente nos entre-lugares culturais, envolvendo a decisão de participar do
intercâmbio, a viagem e a chegada; a convivência e a comunicação cotidiana com
brasileiros nas cidades de residência e viagens pelo Brasil; o retorno aos seus
países e a recepção por familiares e amigos. A abordagem teórica busca articular
narrativas de deslocamento, no âmbito da Teoria da Narrativa, com os entrelugares
socioculturais. Narrativas de deslocamento envolvem orientação em
mundos sociais, práticas de deslocamento e de espacialização, e deslocamentos
institucionais; são articuladas na ordem da interação, junto a grandes e pequenas
narrativas. Os entre-lugares culturais marcam limites entre nós e eles, e novas
formas de sociabilidade e fluidez nas relações sociais. A natureza metodológica da
pesquisa é de ordem qualitativa e interpretativa. Foram feitas entrevistas de base
etnometodológica e sociolingüística, em grupo e individuais; face-a-face e
mediadas por computador com digitação e recurso de voz; em processo
longitudinal; com seis intercambistas - dois norte-americanos, um dinamarquês,
duas belgas e um mexicano - que viveram em Minas Gerais, entre 2007 e 2008.
Os dados construídos são complexos, já que as entrevistas envolveram alternância
de código, com uso do inglês, emprego de duas línguas – inglês/português,
espanhol/português –, e utilização do português. A transcrição buscou dar conta
das alternâncias. Na análise dos dados, destacam-se as relações entre pequenas e
grandes narrativas, co-construídas em entrevistas de grupo e individuais, nos
processos de deslocamentos. Os posicionamentos construídos nas entrevistas de
grupo são retomados pela pesquisadora-entrevistadora nas entrevistas individuais,
como forma de explorar pontos anteriores e provocar avaliações dos participantes.
Os estudantes posicionam-se, inicialmente, como membros estabelecidos em suas
culturas e outsiders em relação ao Brasil, e apresentam estereótipos negativos. No
decorrer do intercâmbio, há um posicionamento de entre-lugar cultural, indicador
de adaptação à vida e cultura brasileiras. Os estereótipos, embora mantidos, não
são feitos no binômio superior-inferior, mas em relação de igualdade, com
mudança na percepção social. O aqui e o lá, construídos nas narrativas,
demonstram a oposição entre estabelecidos e outsiders, em relação à
convivência com as famílias, à participação na escola, às práticas cotidianas, com
dificuldades em estabelecer laços de amizade e comunicação em português.
Indaga-se em que medida os participantes atingem o objetivo do programa do
intercâmbio cultural de convivência e aprendizado de uma outra cultura.