INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: O QUADRO BRANCO INTERATIVO COMO FERRAMENTA MULTIMODAL NO ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELLIPE FERNANDES CAVALLERO DA SILVA

Colaborador(es):  BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador
Número do Conteúdo: 20594
Catalogação:  19/10/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20594@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20594@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20594

Resumo:
Esta pesquisa consiste em uma investigação sobre os aspectos multimodais do Quadro Branco Interativo (QBI) como ferramenta mediadora no ensino de inglês como língua estrangeira (EILE). Inicialmente, procurou-se utilizar os fundamentos da Teoria da Atividade para contextualizar o artefato tecnológico em questão no plano das atividades docentes, desde o processo de elaboração até a execução das aulas. Os conceitos de mediação, atividade de ensino, conjunto e sistema de gêneros correspondem à base para a sistematização e contextualização, em nível individual ou coletivo, das ações e operações referentes ao ambiente de sala de aula em que o QBI se insere. Conforme o estudo circunscrevia-se às questões de ensino, foi desenvolvido um questionário on-line com o intuito de averiguar as perspectivas de um grupo de docentes pertencentes a uma renomada instituição particular, ícone no EILE, através do uso de ferramentas de última geração, entre elas, o QBI. A finalidade principal consistia no melhor entendimento das atividades docentes mediadas pela tecnologia sob análise, buscando-se elementos facilitadores e/ou delimitadores em todo o processo, contrastando essas experiências paralelamente com outros recursos mais tradicionais, como o quadro negro, quadro branco, transparências e slides. Os resultados obtidos favorecem a utilização do QBI em virtude da multiplicidade de recursos disponíveis. Entretanto, argumenta-se que o mesmo não deve ocupar o lugar central no âmbito das práticas docentes supracitadas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui