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Título: TRANSFORMANDO CONHECIMENTO EM MEMÓRIA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO ACERCA DA FORMALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LEONARDO SANTOS VALENTE

Colaborador(es):  ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA - Orientador
Catalogação:  28/06/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19762@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19762@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19762

Resumo:
A teoria de aprendizagem e construção do conhecimento de Nonaka e Takeushi (1995) dizem que um desafio para as organizações geradoras de conhecimento é delinear uma espiral transferindo o conhecimento tácito em ciclos a partir do total domínio do conhecimento do ciclo anterior. Dessa forma, a organização terá condições de tratar o conhecimento como diferenciação gerando, assim, uma vantagem competitiva que pode se traduzir em desempenho e resultados superiores no processo de trabalho em que está inserida. A gestão do conhecimento tem ganhado importância nos últimos anos, visto os inúmeros estudos realizados sobre o assunto, e podem ser citados, além da Espiral do Conhecimento, outros autores, como Choo (2003) e Davenport (1998). É baseado nas ideias desses autores e alguns outros, que essa pesquisa se propõe a identificar o processo de conversão do conhecimento envolvendo o registro e o compartilhamento de informações relevantes aos processos de trabalho em uma empresa pública de forma a constatar em que grau está sendo formada a memória organizacional. Para isso, realizou-se um estudo, de caráter qualitativo, envolvendo a análise de uma pesquisa junto a um grupo empregados de uma área de conhecimento do Banco. O resultado tem mostrado que os sistemas de registro de informação têm uma importância fundamental no tipo de trabalho realizado pela empresa pública e nota-se uma diferença na percepção dos grupos em relação aos repositórios de conhecimentos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE TABELAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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