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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: TRANSFORMANDO CONHECIMENTO EM MEMÓRIA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO ACERCA DA FORMALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA Autor: LEONARDO SANTOS VALENTE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALESSANDRA DE SA MELLO DA COSTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19762
Catalogação: 28/06/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19762@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19762@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19762
Resumo:
Título: TRANSFORMANDO CONHECIMENTO EM MEMÓRIA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO ACERCA DA FORMALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA EMPRESA PÚBLICA BRASILEIRA Autor: LEONARDO SANTOS VALENTE
Nº do Conteudo: 19762
Catalogação: 28/06/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19762@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19762@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19762
Resumo:
A teoria de aprendizagem e construção do conhecimento de Nonaka e
Takeushi (1995) dizem que um desafio para as organizações geradoras de
conhecimento é delinear uma espiral transferindo o conhecimento tácito em ciclos
a partir do total domínio do conhecimento do ciclo anterior. Dessa forma, a
organização terá condições de tratar o conhecimento como diferenciação gerando,
assim, uma vantagem competitiva que pode se traduzir em desempenho e
resultados superiores no processo de trabalho em que está inserida. A gestão do
conhecimento tem ganhado importância nos últimos anos, visto os inúmeros
estudos realizados sobre o assunto, e podem ser citados, além da Espiral do
Conhecimento, outros autores, como Choo (2003) e Davenport (1998). É
baseado nas ideias desses autores e alguns outros, que essa pesquisa se propõe a
identificar o processo de conversão do conhecimento envolvendo o registro e o
compartilhamento de informações relevantes aos processos de trabalho em uma
empresa pública de forma a constatar em que grau está sendo formada a memória
organizacional. Para isso, realizou-se um estudo, de caráter qualitativo,
envolvendo a análise de uma pesquisa junto a um grupo empregados de uma área
de conhecimento do Banco. O resultado tem mostrado que os sistemas de registro
de informação têm uma importância fundamental no tipo de trabalho realizado
pela empresa pública e nota-se uma diferença na percepção dos grupos em relação
aos repositórios de conhecimentos.