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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE UM MURO DE CONTENÇÃO UTILIZANDO PNEUS Autor: ANA CRISTINA CASTRO FONTENLA SIEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALBERTO DE SAMPAIO FERRAZ JARDIM SAYAO - ORIENTADOR
LUCIANO VICENTE MEDEIROS - COORIENTADOR
DENISE MARIA SOARES GERSCOVICH - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 1966
Catalogação: 21/09/2001 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1966
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE UM MURO DE CONTENÇÃO UTILIZANDO PNEUS Autor: ANA CRISTINA CASTRO FONTENLA SIEIRA
LUCIANO VICENTE MEDEIROS - COORIENTADOR
DENISE MARIA SOARES GERSCOVICH - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 1966
Catalogação: 21/09/2001 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE

Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1966&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1966
Resumo:
Nesta dissertação é apresentada uma nova técnica para
estabilização de encostas através da construção de um
muro
de gravidade usando pneus e solo. Esta técnica foi
desenvolvida dentro de um trabalho de pesquisa realizado
pela PUC-Rio, em colaboração com a Fundação Geo-Rio e a
Universidade de Ottawa (Canadá). O trabalho consistiu na
construção e análise de um muro experimental de solo-
pneus
localizado em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. O muro possui
60m de comprimento e 4m de altura, sendo constituído por
camadas horizontais de pneus preenchidos com solo
residual
compactado e amarrados entre si com corda ou arame. Atrás
do muro de pneus foi executado um retro-aterro com 6m de
altura, constituído do mesmo solo utilizado no muro de
solo-
pneus. O muro é composto por 4 seções com características
diferentes quanto ao tipo de amarração, geometria e
configuração dos pneus (cortados ou inteiros). Apresenta-
se
neste trabalho um estudo do comportamento tensão vs
deformação do material solo-pneus das 4 seções do muro.
Os
valores previstos numericamente foram comparados aos
resultados da instrumentação de campo, com o objetivo de
obter os parâmetros de deformabilidade do material. Para
a
representação do comportamento tensão vs deformação do
material solo-pneus, utilizou-se o modelo elástico
linear.
Foi considerada a existência de 7 camadas distintas do
material solo-pneus, permitindo a variação do módulo E ao
longo da altura do muro. O solo do retro-aterro foi
representado pelo modelo elástico não linear
(hiperbólico).
Dentre as principais conclusões, pode-se ressaltar que o
uso de pneus cortados facilita o processo construtivo e
reduz a deformabilidade do muro. A amarração dos pneus
com
corda, apesar de menos eficiente que a amarração com
arame,
apresenta-se como a melhor alternativa quando se
considera
a relação custo vs benefício. A utilização de solo-pneus
apresenta-se como uma alternativa que combina a
eficiência
mecânica do pneu e o baixo custo de execução quando
comparada às técnicas convencionais de estabilização de
encostas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRAD., RES., ABST, SUM., LIST. DE SÍMBS., DE ABREV., DE FIGS., DE TABS., CAPS. 1 A 8, REFS |
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ANEXOS 1 AO 4 |
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