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Título: MERCADO IMOBILIÁRIO E A SUSTENTABILIDADE: A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE E A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA OPINIÃO DO CLIENTE
Autor: TIAGO MIRANDA ROZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCUS WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19588
Catalogação:  30/05/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19588@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19588

Resumo:
O mercado de construção civil esteve em plena ascensão ao longo dos três últimos anos, ganhando destaque no PIB nacional, atingindo respeitadas taxas de crescimento. Este fato foi decorrente de todo o processo de desenvolvimento da economia do país. O setor da construção civil é responsável por grande parte de todo impacto ambiental gerado no planeta. Logo, adotar práticas mais socialmente corretas poderia ser uma forma de amenizar este número. O consumidor, na hora da escolha, busca um conjunto de características que o agradem. A sustentabilidade é um desses fatores. Ela é uma parte de um conjunto de características que abrangem a localização, a qualidade do projeto, o custo do imóvel, o preço de condomínio, entre outros itens. Atualmente esta sendo percebido que a sociedade está começando a se preocupar com a questão da sustentabilidade e a escassez dos recursos naturais do planeta. A valorização dos prédios verdes esta se tornando uma tendência mundial. Por isso muitas empresas entendem que participar deste movimento, oferecendo para o consumidor produtos sustentáveis, seria agir com responsabilidade e, com isso, ao mesmo tempo, estaria obtendo um diferencial nas suas estratégias de marketing e vendas na captação do cliente. Por isso a prática dos conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade são vistos como uma forma da empresa expressar para o mercado a sua vontade e intenção de melhorar a condição de vida das pessoas e do ambiente na qual estão inseridas. Esse trabalho pretendeu analisar e entender se a sustentabilidade é um fator que influencia consumidores na escolha de apartamentos em prédios que usam esse conceito. Tal questão se mostra importante na medida em que fica cada vez mais difícil entender que o planeta, devido à velocidade de transformação das sociedades, não tem capacidade para atender a demanda imposta e crescente. Percebe-se também que o tema responsabilidade social empresarial, ainda precisa ser muito trabalhada dentro dos escritórios das empresas de construção no Brasil, para que isso se reflita de forma considerável na melhoria da qualidade de vida de toda sociedade e das próximas gerações, permitindo uma readequação nos modos de produção, promovendo principalmente a redução na geração de resíduos que causam danos a natureza e com isso evitando a escassez dos recursos naturais a longo prazo. A principal conclusão deste estudo é a de que 100 por cento dos entrevistados confirmaram que na hora da escolha teria como opção de compra primária um imóvel com atributos de sustentabilidade. Ou seja, na percepção dos consumidores entrevistados existe um valor agregado quando o produto detém os itens necessários, para estabelecê-lo como sustentável. Percebe-se com isso que a sociedade começa a estabelecer certas diretrizes, que demonstra qual será o rumo da nova demanda crescente do mercado. Desta forma, espera-se que um movimento de mudança na oferta de imóveis comece a surgir, refletindo mais o desejo do consumidor, que se preocupa com o meio ambiente e as condições de vida de seus filhos e netos.

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