$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS FUNDOS DE PENSÃO NO BRASIL EM RELAÇÃO À SUA FRONTEIRA EFICIENTE
Autor: JOSÉ MUIÑOS PIÑEIRO NETO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RAPHAEL BRAGA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 19078
Catalogação:  27/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19078@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19078@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19078

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho dos maiores fundos de pensão no Brasil através da comparação de suas relações risco e retorno com a relação ótima, obtida por meio da construção de suas fronteiras eficientes. As carteiras que compõem a fronteira eficiente foram construídas considerando os limites impostos pela Resolução da CMN 3792/09, que rege os investimentos dos fundos de pensão no Brasil. Por meio do teste não paramétrico Mann-Whitney-Wilcoxon (M-W-W) de diferença de médias, constatou-se que não há diferenças significativas entre os retornos médios das fundações e os retornos médios das carteiras eficientes. Isto é, pode-se afirmar com 95 por cento de confiança que os retornos das fundações avaliadas são eficientes. Adicionalmente, comparou-se por meio do mesmo teste os retornos das fundações patrocinadas por instituições públicas e àquelas de patrocínio privado, neste caso o teste indicou que existe diferença significativa ao nível de 5 por cento, tendo as fundações privadas apresentado desempenho superior ao das fundações públicas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui