INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: FATORES CRÍTICOS PARA A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO EM REDES DE FRANQUIAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM UMA REDE BRASILEIRA DE FRANQUIAS DE ENSINO DE IDIOMAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE MATHIAS CASTELLO BRANCO

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Catalogação:  25/01/2012 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19054@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=19054@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19054

Resumo:
Os aspectos que influenciam e/ou condicionam a dinâmica das trocas de conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento do capital intelectual nas organizações constituem assunto de suma importância para a sobrevivência de empresas de qualquer setor ou indústria. Pesquisas recentes sugerem a adequação do tradeoff a que se submetem empreendedores individuais que decidem fazer parte de um sistema de franquias. Os franqueados aceitam repassar parte de seus lucros ao franqueador, na forma de taxas e royalties, em troca do acesso ao conhecimento restrito aos membros da rede. Os fatores críticos capazes de influenciar a transferência de conhecimento organizacional dizem respeito aos mecanismos formais e informais que criam as condições favoráveis às trocas na organização (ou entre organizações que fazem parte de uma rede). O presente estudo tem como objetivo a investigação da percepção de membros de uma rede brasileira de franquias intensiva em conhecimento quanto aos fatores por eles considerados críticos para que a transferência de conhecimento em rede se dê. Para tanto, por meio de uma pesquisa qualitativa, que se valeu de entrevistas em profundidade – realizadas entre dezembro de 2010 e maio de 2011 com 15 (quinze) franqueados – e dados percentuais observados a partir de um questionário – aplicado por email enviado a todos os franqueados da rede investigada – realizou-se o estudo de caso aqui demonstrado. Alguns indícios ficaram, então, evidentes, quanto à percepção dos franqueados brasileiros, que compreendem dois principais grupos de fatores críticos para a dinâmica da transferência de conhecimentos em rede: fatores estruturais essenciais e fatores críticos incrementais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui