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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELAGEM DE UMA VÁLVULA DE ALÍVIO DE MOLA UTILIZANDO A FORMULAÇÃO DE MALHA DE CONTROLE ASSOCIADA A UMA VÁLVULA DE CONTROLE Autor: MARCELO DE SOUZA CRUZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - ORIENTADOR
LUIS FERNANDO GONCALVES PIRES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18964
Catalogação: 12/01/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18964&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18964
Resumo:
Título: MODELAGEM DE UMA VÁLVULA DE ALÍVIO DE MOLA UTILIZANDO A FORMULAÇÃO DE MALHA DE CONTROLE ASSOCIADA A UMA VÁLVULA DE CONTROLE Autor: MARCELO DE SOUZA CRUZ
LUIS FERNANDO GONCALVES PIRES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18964
Catalogação: 12/01/2012 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18964&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18964
Resumo:
A grande maioria dos dutos de transporte de petróleo e derivados no Brasil trabalha com válvulas de alívio no projeto dos seus sistemas de proteção. Desta forma, o perfeito dimensionamento e funcionamento destas válvulas são fundamentais para garantir a segurança de dutos de transporte, caso haja alguma condição anormal de operação que gere sobrepressões. Estas válvulas possuem o princípio de aliviar a pressão interna do duto caso a mesma ultrapasse um valor definido e calibrado na válvula. Desta forma, a válvula de alívio garante que o duto não seja submetido a pressões superiores às pressões de projeto, o que poderia levar a uma falha do duto e a um possível vazamento de produto para o meio ambiente.
Este trabalho propõe um estudo numérico a fim de modelar o comportamento dinâmico de válvulas de mola para alívio de pressão a partir da utilização de uma malha de controle associada a um atuador e a uma válvula de controle, tendo como base a formulação clássica de um sistema Massa-Mola-Amortecedor. Essa formulação foi implementada no programa de simulação de dutos Stoner Pipeline Simulator.
De posse de dados reais, obtidos a partir de uma bancada experimental instrumentada, foi possível validar os modelos desenvolvidos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |