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Título: O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARA LEITURA EM INGLÊS: UMA PROPOSTA CRÍTICO-REFLEXIVA
Autor: RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 18843
Catalogação:  23/12/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TEXTO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18843@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.18843

Resumo:
Este artigo trata do uso de uma abordagem de gêneros discursivos apoiada em Bakhtin (1992), como mediadores da ação humana e motivadores de atividades de leitura de textos em inglês. Algumas concepções de gêneros discursivos são apresentadas para situar o trabalho no escopo da pesquisa na área (cf. Swales, 1990; Bazerman, 2005 e Marcuschi, 2007). Proponho uma apreciação do modelo apresentado por Ramos (2004), a fim de contextualizar o trabalho feito em um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade pública, no Rio de Janeiro. O processo de formação desses futuros professores é orientado por uma visão de discurso como ação social (cf. Moita Lopes, 2003). Uma atividade de leitura elaborada por um dos participantes do projeto é apresentada e analisada a partir desse olhar. A análise aponta para um dos objetivos do projeto: o desenvolvimento da reflexão crítica ao longo do processo de formação inicial do professor.

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