XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARA LEITURA EM INGLÊS: UMA PROPOSTA CRÍTICO-REFLEXIVA Autor: RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 18843
Catalogação: 23/12/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TEXTO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18843@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.18843
Resumo:
Título: O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NA ELABORAÇÃO DE MATERIAL PARA LEITURA EM INGLÊS: UMA PROPOSTA CRÍTICO-REFLEXIVA Autor: RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES
Nº do Conteudo: 18843
Catalogação: 23/12/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TEXTO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18843@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.18843
Resumo:
Este artigo trata do uso de uma abordagem de gêneros discursivos apoiada em Bakhtin (1992), como mediadores da ação humana e motivadores de atividades de leitura de textos em inglês. Algumas concepções de gêneros discursivos são apresentadas para situar o trabalho no escopo da pesquisa na área (cf. Swales, 1990; Bazerman, 2005 e Marcuschi, 2007). Proponho uma apreciação do modelo apresentado por Ramos (2004), a fim de contextualizar o trabalho feito em um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade pública, no Rio de Janeiro. O processo de formação desses futuros professores é orientado por uma visão de discurso como ação social (cf. Moita Lopes, 2003). Uma atividade de leitura elaborada por um dos participantes do projeto é apresentada e analisada a partir desse olhar. A análise aponta para um dos objetivos do projeto: o desenvolvimento da reflexão crítica ao longo do processo de formação inicial do professor.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |