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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A APARÊNCIA COMO ARMA SOCIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO MASCULINO DE PRODUTOS DE CUIDADOS PESSOAIS Autor: FELIPE NOVAES COELHO DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 18797
Catalogação: 14/12/2011 Liberação: 14/12/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18797&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18797&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18797
Resumo:
Título: A APARÊNCIA COMO ARMA SOCIAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O COMPORTAMENTO DE CONSUMO MASCULINO DE PRODUTOS DE CUIDADOS PESSOAIS Autor: FELIPE NOVAES COELHO DE CASTRO
Nº do Conteudo: 18797
Catalogação: 14/12/2011 Liberação: 14/12/2011 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18797&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18797&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18797
Resumo:
A preocupação do homem com bem-estar e beleza esteve sempre presente
na história da humanidade; contudo, o uso de cosméticos e produtos de cuidados
pessoais passou a ser sinônimo de práticas femininas, condenando por muito
tempo aqueles que ousaram discordar dessa máxima. No entanto, o paradigma
vem sendo transformado e nos últimos anos vemos crescer exponencialmente o
consumo masculino de beleza. Diante desse contexto, o presente estudo teve por
objetivo investigar o universo masculino no que tange aos seus cuidados pessoais,
buscando entender quais são os motivadores de suas práticas de beleza e como
tais motivadores influenciam seu comportamento de consumo relacionado à
aparência. A partir de uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas, foram
obtidos os relatos de doze jovens adultos de classe econômica alta na cidade do
Rio de Janeiro. Os resultados dividem-se em três blocos. O primeiro deles
apresenta os motivadores internos, como auto-estima, auto-conceito e autoafirmação.
Apresentamos em seguida os motivadores externos, onde a aceitação
social e a pressão do ideal estético dividem espaço com a grande influência da
mulher, que pode ser observada de diferentes formas, mas sobretudo como
parâmetro de comparação, delimitando o que é razoável e o que é excessivo para o
auto-denominado homem médio. Nesse contexto, avaliamos ainda as práticas e os
hábitos de consumo masculino de produtos de cuidados pessoais. Finalmente,
depreendemos que o cuidar da beleza para o homem pode ser descrito como uma
prática funcional e até mesmo estratégica: a aparência é tida como uma verdadeira
arma social, favorecendo a conquista dos benefícios decorrentes de uma boa
apresentação.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |