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Título: COMUNICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA IDENTIDADE EM CONTEXTO DE MUDANÇA: UM MODELO CONCEPTUAL PARA A ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES
Autor: SUSANA FARIA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 18779
Catalogação:  12/12/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18779@1

Resumo:
No âmbito da investigação que temos produzido, a escola vem sendo perspectivada como um espaço organizacional reconfigurado por novas concepções de escola e de educação escolar, bem como pela invocação de novos mandatos para a educação. Neste sentido, temos sublinhado que as instituições educativas, em geral, e a escola pública, em particular, estão a passar por complexos processos de redefinição das suas próprias identidades, inspirados em ideais organizacionais relativamente híbridos e marcados por uma tradução e apropriação de diferentes políticas educativas. Assumimos que os sistemas de comunicação constituem elementos fundamentais destes processos de transformação identitária porque emergem como elementos estruturantes da mudança, influenciando a recepção, o ritmo e a legitimação da mudança, promovendo a interação entre a ação e o contexto. No caso concreto do sistema público, temos vindo a sustentar que sob a influência da nova gestão pública, estes complexos sistemas de comunicação se transformam em meta-ideias. Mobilizados em nome de diferentes ideais organizacionais e diferentes concepções de escola, eles parecem alimentar as atuais contradições do paradigma da organização escolar, assumindo uma matriz discursiva bilinguista que procura harmonizar imperativos de ‘mercado’ com o discurso pedagógico e com os modelos burocrático-profissionais de organização que tradicionalmente marcaram o sector público. Os dados empíricos que sustentam este estudo, recolhidos no âmbito de um projeto de doutoramento em Ciências Sociais, resultam da observação do quotidiano de um agrupamento de escolas públicas do ensino básico e dos testemunhos recolhidos, ao longo de três anos, na respetiva comunidade educativa.

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