$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: COMUNICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA IDENTIDADE EM CONTEXTO DE MUDANÇA: UM MODELO CONCEPTUAL PARA A ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES ESCOLARES
Autor: SUSANA FARIA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 18779
Catalogação:  12/12/2011 Liberação: 12/12/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18779@1

Resumo:
No âmbito da investigação que temos produzido, a escola vem sendo perspectivada como um espaço organizacional reconfigurado por novas concepções de escola e de educação escolar, bem como pela invocação de novos mandatos para a educação. Neste sentido, temos sublinhado que as instituições educativas, em geral, e a escola pública, em particular, estão a passar por complexos processos de redefinição das suas próprias identidades, inspirados em ideais organizacionais relativamente híbridos e marcados por uma tradução e apropriação de diferentes políticas educativas. Assumimos que os sistemas de comunicação constituem elementos fundamentais destes processos de transformação identitária porque emergem como elementos estruturantes da mudança, influenciando a recepção, o ritmo e a legitimação da mudança, promovendo a interação entre a ação e o contexto. No caso concreto do sistema público, temos vindo a sustentar que sob a influência da nova gestão pública, estes complexos sistemas de comunicação se transformam em meta-ideias. Mobilizados em nome de diferentes ideais organizacionais e diferentes concepções de escola, eles parecem alimentar as atuais contradições do paradigma da organização escolar, assumindo uma matriz discursiva bilinguista que procura harmonizar imperativos de ‘mercado’ com o discurso pedagógico e com os modelos burocrático-profissionais de organização que tradicionalmente marcaram o sector público. Os dados empíricos que sustentam este estudo, recolhidos no âmbito de um projeto de doutoramento em Ciências Sociais, resultam da observação do quotidiano de um agrupamento de escolas públicas do ensino básico e dos testemunhos recolhidos, ao longo de três anos, na respetiva comunidade educativa.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui