$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MODELOS DE MEMÓRIA LONGA PARA GERAÇÃO DE CENÁRIOS HIDROLÓGICOS SINTÉTICOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): GUILHERME ARMANDO DE ALMEIDA PEREIRA

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 18252
Catalogação:  15/09/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18252@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=18252@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18252

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo o estudo das séries de energia natural afluente (ENAs) por meio de modelos de memória longa, no intuito de gerar cenários hidrológicos sintéticos. Séries temporais com memória longa são definidas como séries que apresentam persistente dependência entre observações afastadas por um longo período de tempo. Inicialmente procedeu-se uma análise exploratória através da qual foi possível encontrar características de série temporais com longa dependência. Os modelos empregados nesta dissertação foram os SARFIMA (p,d.q)x(P,D.Q)s em que os parâmetros dˆ e Dˆ assumem valores fracionários, para que seja possível a incorporação de efeitos de longa dependência e/ou cíclicos. Também foi utilizada a técnica de computação intensiva bootstrap em diversas etapas, dentre elas a construção de um teste não paramétrico para significância dos parâmetros fracionários, assim como bootstrap nos resíduos do modelo para a geração de séries hidrológicas sintéticas. Para averiguar a adequabilidade dos cenários gerados, foram realizados testes estatísticos de igualdade de médias, igualdade de variâncias, testes de aderência e análise de sequências. Por meio destes, pode-se concluir que os modelos empregados nesta dissertação conseguiram reproduzir de maneira satisfatória o histórico disponível de ENAs.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui