INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: CARACTERÍSTICAS GEOTÉCNICAS DE LA ARCILLA SUAVE DE LA CARRETERA BR 101 EN SANTA CATARINA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): NEWTON FAGUNDES DE CARVALHO

Colaborador(es):  ALBERTO DE SAMPAIO FERRAZ JARDIM SAYAO - Orientador
JOSE ALBERTO RAMALHO ORTIGAO - Orientador
Número do Conteúdo: 1791
Catalogação:  03/08/2001 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL

Tipo:  TEXT Subtipo:  THESIS
Natureza:  SCHOLARLY PUBLICATION
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1791@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1791@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1791@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1791

Resumo:
EL presente trabajo presenta un estudio sobre la arcilla blanda de la carretera BR 101 en Santa Catarina. En éste, se investigan las características geotécnicas a partir de ensayos de campo y laboratorio. Los ensayos de campo realizados fueron los de paleta, dilatométricos y de piezocone. El programa experimental de laboratorio considera ensayos de caracterización, de adensamiento y triaxiales consolidados no drenados (CIU). El suelo fue caracterizado como arcilla blanda fluvio-marina, altamente plástica y de coloración gris claro a oscuro, con sensibilidad entre baja y media. Se trata de un material de alta compresibilidad y baja resistencia. Los ensayos de laboratorio complementaron los de campo, y los resultados coinciden en algunos casos estudiados. El ensayo dilatométrico presentó valores de módulo de deformabilidad unidimensional próximos a los obtenidos en los ensayos oedométricos, revelando así la herramienta adecuada en la estimativa de recalcos. La estimativa del factor de cono (NKT) debe ser tratada de forma cuidadosa, porque este factor tiene una gran influencia en la determinación de la resistencia no drenada (Su). La resistencia no drenado tuvo valores entre 10 y 25kPa, en los ensayos de campo y triaxiales de laboratorio (CIU) realizados en los depósitos de arcilla blanda investigados en este estudio. Finalmente, se resalta la importancia de los ensayos de campo para la determinación de los parámetros geotécnicos de las arcillas blandas, debido a la rapidez y facilidad en su realización.

Descrição Arquivo
COMPLETE  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui