INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: PANIS ET ARS: ARTISTAS E GESTORES NAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CRISTINA LYRA COUTO DE SOUZA

Colaborador(es):  MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO - Orientador
Número do Conteúdo: 17711
Catalogação:  22/06/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17711@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17711@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17711

Resumo:
A crescente importância econômica e social das indústrias criativas - atividades nas quais a criatividade é a essência do negócio, abrangendo toda a produção cultural ou artística – ainda não se refletiu na geração de estudos sobre suas questões gerenciais e organizacionais. Pesquisas nessa área são relevantes, tanto para aplicação prática na orientação dos profissionais, quanto para contribuição em formulações teóricas. Nesse contexto, o objetivo desta tese é entender a produção nas indústrias criativas a partir da perspectiva de seus principais atores - os criadores e os gestores que se relacionam com eles - procurando saber como trabalham, o que desejam, como interagem e que dificuldades enfrentam. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na linha construtivista, baseada em entrevistas em profundidade com criadores autônomos - escritores e artistas visuais - e com os gestores envolvidos em suas atividades. Os resultados da pesquisa sugerem que os criadores possuem uma motivação intrínseca ligada ao exercício da atividade artística em si e que não há necessidade de intervenção em seu processo criativo. Além disso, os gestores dos grupos estudados – editores e galeristas - atuam basicamente como distribuidores ou revendedores, e seu foco de interesse está no produto e não no artista. Eles são gestores do produto, tratando apenas o livro, a tela, a obra. No entanto, os artistas precisam de gestores de carreira, que possam auxiliar na valorização tanto da obra, quanto do criador. A reputação do autor naturalmente valoriza seus produtos. É preciso então construir a marca do artista, principalmente devido ao surgimento das novas mídias, que embora gerem mais oportunidades, apresentam menor potencial em cada canal individualmente. Não interessa ao artista estar apenas na editora ou galeria, pois o exercício de outras atividades e a exposição em diferentes locais o valorizam, e, portanto, é preciso saber onde vale investir para venda e reforço da imagem. Nesse cenário, tornase importante a figura praticamente inexistente hoje no Brasil: o agente – o intermediário que representa os autores e administra suas obras.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui