$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: MATERIAL DE APOIO PARA TERAPIAS
Autor: LIVIA NOVAES DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUIZA NOVAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 17049
Catalogação:  10/03/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17049@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17049

Resumo:
A comunicação oral e escrita são essenciais para a expressão das idéias e por conseqüência para a interação com outros indivíduos e para o desenvolvimento das pessoas. Mas, e quando não é possível a comunicação por meio da fala, da escrita ou nem mesmo por meio de gestos? Como traduzir as nossas vontades e necessidades? A Comunicação Alternativa foi desenvolvida para ajudar a crianças deficientes a se comunicar por meio de pranchas de comunicação. É uma técnica que utiliza imagens e símbolos ajudando fonoaudiólogos e terapeutas no tratamento de crianças deficientes. Nesse tratamento a imagem é fundamental para o desenvolvimento das crianças e de sua interação com as pessoas. Assim, um dos objetivos dessa terapia é possibilitar a comunicação através de imagens que essas crianças identificam e utilizam como linguagem. A comunicação é feita por meio de pranchas com símbolos gráficos (pictogramas) que são associadas a uma atividade, sentimento ou lugar. O Boardmaker, software que é utilizado para produzir as pranchas de comunicação, é importado. Além do alto custo o material não atende aos padrões culturais do Brasil, visto que as imagens são próprias da nação de origem (Estados Unidos). Os desenhos pictográficos encontrados nas pranchas não são adequados à percepção dessas crianças na terapia. As formas são confusas e sem objetividade, o que atrapalha no avanço do tratamento para que seja eficaz. Assim o meu projeto busca produzir um material de apoio que proporcione uma melhora na perspectiva dessas crianças de se fazer entender por meio dessa linguagem pictográfica.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui