$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: CRIATIVIDADE ORGANIZADA
Autor: BERNARDO ANDERSON MUNRO TAUSZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16976
Catalogação:  25/02/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16976@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16976

Resumo:
A partir de uma necessidade detectada num plano pessoal e familiar, minha proposta amplia os horizontes e passa a abranger um segmento da sociedade. Inicialmente percebi que um familiar bem próximo tinha uma extrema habilidade artística e muita criatividade. No entanto, essa habilidade poderia ser melhor aproveitada, pois é demonstrada através de desenhos, pinturas e esculturas feitas apenas como hobby. Analisando a situação por um lado mais comercial não entendi porque aquelas obras não estavam à venda, pois seu potencial era claro. Decidi então, desenvolver o projeto com pessoas que possuem habilidades artísticas e que realizam seus trabalhos como hobby. Estes trabalhos poderiam ser levados ao público e conseqüentemente trazer algum tipo de retorno, que poderia vir de três maneiras: reconhecimento, valorização e ou remuneração. A partir daí meu projeto começou a se desenvolver e durante a fase de pesquisas estudei movimentos onde os artistas abriam as portas de seus ateliês para a visitação ao público, a fim de entender como acontecia a comunicação desses lugares. Constatei que o contato do artista com o visitante e sua reação ao que vê são considerados dois pontos fortes tanto para os organizadores do evento quanto para os artistas e visitantes. Estes manifestam muito interesse pelo que está exposto e querem saber como é feito, além de ficarem encantados por conhecerem o local de trabalho do artista. Também durante minha pesquisa conheci um lugar muito interessante, a Vila dos Artistas, no Jardim Botânico. Este lugar possui artistas que se unem com os objetivos de criar, aprender, se promover e, é claro, estar num ambiente onde se respira arte. É a união que faz a força. A Vila dos Artistas é uma pequena vila onde moravam trabalhadores das indústrias e comércio da região, já que no início o Jardim Botânico era uma bairro industrial. Atualmente não resta ninguém daquela época e os atuais donos da vila só alugam as casinhas para artistas fazerem de lá o seu ateliê. Percebi, então, a oportunidade de contar a história da Vila dos Artistas, dando ênfase aos artistas, seus ateliês e sues trabalhos. Portanto, pretendo contar através de um livro, a história deste lugar. Tentarei ao máximo apresentar para o leitor, onde e como o artista trabalha, trazendo-o para dentro da Vila. Desta maneira, o leitor irá se sentir atraído pelo lugar e ficará com vontade de conhecê-lo. O livro não pretende de maneira alguma substituir a visita, pelo contrário, pretende estimular sua realização.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui