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Avançada


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Título: COMO SER UM VERDADEIRO HERÓI
Autor: ANDRE HACK KURBAN
BERNARDO WARMAN
RAFAEL DE OLIVEIRA AFFONSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA CLAUDIA BOLSHAW - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16945
Catalogação:  23/02/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16945@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16945

Resumo:
O tema deste trabalho é o estudo comportamental dos heróis através da arte seqüencial. Visto que a aceitação destes heróis quase nunca é questionada e as pessoas geralmente sequer sabem por que se identificam com tais personagens. Os próprios criadores dos heróis muitas vezes não entendem o motivo pelo qual as fórmulas tão repetidas ainda fazem tanto sucesso. Esta foi a primeira lacuna que identificamos. Percebemos, então, uma oportunidade de projeto: apresentar o conceito do herói típico através de uma linguagem seqüencial e de uma forma mais assimilável pelos habituais consumidores de super-heróis. Afinal, para atingir fãs e criadores (roteiristas, desenhistas, animadores) da arte seqüencial, não há nada melhor que esta própria mídia para transmitir os conceitos que queríamos. Portanto, o objetivo de nosso trabalho é estudar o gênero do super-herói e criar um projeto em arte seqüencial que relate a pesquisa realizada. O projeto se justifica na medida em que contribui com um novo registro sobre a figura do herói utilizado no mercado ocidental. Nosso projeto teve a duração prevista de um ano e pode ser dividido em 4 grandes fases ou momentos. No primeiro momento, foi realizado o levantamento de dados, que consta de uma pesquisa bibliográfica e de uma análise de similares. Durante a pesquisa, apesar da dificuldade em encontrar a bibliografia que nos foi recomendada, lemos alguns livros que abordavam o tema do herói sob os pontos de vista da mitologia, da filosofia, da psicologia, da sociologia, da literatura e do desenho artístico. Já na análise de similares, não encontramos maiores obstáculos, pois assistimos a desenhos animados com freqüência e lemos e colecionamos histórias em quadrinhos há bastante tempo. No segundo momento, voltamos nossa atenção para a elaboração de um roteiro que servisse a qualquer mídia seqüencial. Decidimos quais os conceitos que vimos durante a pesquisa seriam incluídos no roteiro e discutimos de que forma eles poderiam ser transmitidos ao público. Optamos por uma narrativa metalingüística de gênero cômico e, desta forma, geramos um story-line, escrevendo, por fim, o roteiro definitivo. O terceiro momento foi dedicado ao design do herói da nossa história já com base na mídia que utilizaríamos em nosso produto final. Fizemos estudos de sua aparência física, de suas roupas, de seu nome e até do símbolo que ele usaria. Já no quarto e último momento, nos debruçamos sobre o processo de animação. Planejamos o storyboard, desenhamos os cenários, fizemos um estudo de animação e criamos a animação em si. Terminada a animação, exibimo-la no Núcleo de Produção Virtual da TV Globo e ficamos extremamente satisfeitos em saber que ela cumpriu o seu objetivo.

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