INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DECISÃO ÓTIMA EM SWAPS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL UTILIZANDO A MEDIDA OMEGA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE SIQUEIRA SCHOUCHANA

Colaborador(es):  LEONARDO LIMA GOMES - Orientador
Número do Conteúdo: 16911
Catalogação:  22/02/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16911@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16911@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16911

Resumo:
que torna complexo o processo de formação do preço da energia, já que o mesmo depende do comportamento das afluências futuras, que é altamente incerto. Em função dessa incerteza, o preço pode apresentar comportamento volátil, se tornando um fator de alto risco para os agentes do setor elétrico. No entanto, é comum que comercializadoras utilizem o mercado a vista para alavancar seus ganhos, visto que podem negociar energia elétrica entre diferentes submercados lucrando com as diferenças de preços existentes entre eles. A gestão do risco inerente a essas operações geralmente é realizada pelas próprias empresas que utilizam modelos financeiros para otimização de portfólio de contratos levando em conta métricas de risco. Uma prática comum é o Swap de energia elétrica no mercado a vista que consiste na compra e venda de energia para liquidação em determinada data. Na prática a comercializadora fica vendida na ponta ativa e comprada na ponta passiva, em submercados diferentes. Quando da liquidação financeira a comercializadora irá receber ou pagar um valor em dinheiro dependendo dos preços de cada submercado. Nesse contexto, o presente estudo oferece um modelo de decisão ótima em Swaps de energia elétrica utilizando como balizador de desempenho a medida Ômega com restrição de valor em risco (VaR – Value at Risk) de forma a auxiliar comercializadores a maximizarem seus lucros minimizando riscos por meio de operações casadas. Os resultados mostraram que a medida Omega é uma excelente métrica de decisão ótima de Swaps de energia elétrica visto que consegue incorporar toda a curva estatística da distribuição dos resultados simulados para as operações. A medida Omega também leva em conta um nível de retorno ou valor meta chamado de limite (L) definido pelo gestor, o qual é a fronteira entre o que se considera como ganho e como perda. A decisão ótima de Swap com base na maximização da medida Omega para contratos de energia elétrica em um horizonte de 12 meses resultou no conjunto das seguintes operações: CSE-VNE+CSE-VN (Compra Sudeste e Vende Nordeste + Compra Sudeste e Vende Norte).

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui