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Avançada


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Título: SERIGRAFIA: PROCESSO AUTÔNOMO DE CRIAÇÃO
Autor: FLAVIA AZEVEDO DE CASTRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  THEREZA DE MIRANDA CARVALHO - ORIENTADOR
AMADOR DE CARVALHO PEREZ - COORIENTADOR
CLAUDIA ZARVOS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 16892
Catalogação:  21/02/2011 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16892@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16892

Resumo:
A serigrafia se revelou como área de interesse e pesquisa na minha vida acadêmica desde o momento em que participei, durante um ano e meio, do Programa de Monitorias no Laboratório de Gráfica da PUC-Rio. Neste período, entrei em contato com profissionais que dominam o método serigráfico e pude conhecer, a fundo, o universo gráfico-visual de impressão que esta técnica oferece. Desde então, ficou evidente a falta de conhecimento das possibilidades de aproveitamento da serigrafia pelos alunos de Design. Assim, procurei montar uma exposição no Solar Grandjean de Montigny com o objetivo de aproximar o universo dos alunos e o da serigrafia, fomentando a discussão em torno das possibilidades gráficas que aproximam a técnica serigráfica das atividades criadoras do profissional de Design. A exposição foi idealizada, não como um passo a passo didático, mas como um panorama criativo da serigrafia. Fotos, textos, trabalhos e oficina aberta de serigrafia experimental demonstraram a serigrafia como processo criativo independente e não somente como reprodução. Para compor um panorama da serigrafia, realizei um trabalho de curadoria com artistas plásticos de renome que utilizam a técnica, procurando, desta forma, revelar o espaço próprio da experimentação visual, que é o da Arte. Além de apresentar meus trabalhos com este processo, criados como peças de design e passíveis de serem reproduzidos em processos análogos. Por fim, a escolha de montar uma exposição foi mais uma forma de pôr em prática a experiência que obtive na Casa França-Brasil como estagiária em Programação Visual. Lá pude acompanhar e desenvolver peças para as exposições Arpad Szenes e Vieira da Silva - período brasileiro (2001); Devoção e Esquecimento - Presença do Barroco na Baixada Fluminense (2001); Egito Faraônico - Terra dos Deuses (2002); Pelé- A Arte do Rei (2002); Romanelli - as cores do tempo (2002) e Arte Popular no Rio de Janeiro (2002).

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