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Coleção Digital
Título: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E CONSUMO EM RESTAURANTES: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE CONJUNTA Autor: MARINA DIAS DE FARIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16643
Catalogação: 16/12/2010 Liberação: 16/12/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16643&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16643&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16643
Resumo:
Título: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E CONSUMO EM RESTAURANTES: UM ESTUDO UTILIZANDO ANÁLISE CONJUNTA Autor: MARINA DIAS DE FARIA
Nº do Conteudo: 16643
Catalogação: 16/12/2010 Liberação: 16/12/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16643&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16643&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16643
Resumo:
O presente estudo teve como objetivo principal determinar a importância
relativa que as pessoas com deficiência visual dão aos atributos do serviço de
restaurantes em momentos de lazer e a utilidade associada por tais consumidores
aos níveis desses atributos. Para atingir esse objetivo, a parte empírica da pesquisa
foi dividida em três etapas. Na primeira foram conduzidos grupos de foco com o
objetivo de identificar os principais atributos de serviços e seus níveis para
deficientes visuais em restaurantes. Na Etapa 2 foi aplicado um questionário e,
com os resultados dessa survey, se passou à análise conjunta. Na Etapa 3 foram
feitas observações e conduzidas entrevistas em restaurantes do Rio de Janeiro,
visando verificar se os fatores apontados como mais relevantes para as pessoas
com deficiência visual estão presentes em tais estabelecimentos. Os resultados da
pesquisa apontaram cinco atributos como sendo os mais importantes: a ambiência,
o atendimento, o formato da mesa, o acesso ao garçom e o cardápio. O acesso ao
garçom teve a maior importância relativa, e o nível desse atributo com maior
utilidade parcial foi o botão para chamar o garçom por meio de uma campainha.
Foi possível identificar três clusters segmentando as pessoas com deficiência
visual de acordo com as preferências relativas ao consumo em restaurantes. A
terceira etapa mostrou que os restaurantes não são acessíveis. É necessário que
invistam em mudanças de infra-estrutura e treinamento dos funcionários para que
possam atender os consumidores com deficiência. Ao final são apontadas
sugestões para estudos futuros e recomendações para praticantes.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |