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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE HIATOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE MARCA DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS: O CASO DNV Autor: LEONARDO LEMOS WAICHENBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16528
Catalogação: 17/11/2010 Liberação: 17/11/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16528&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16528&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16528
Resumo:
Título: UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE HIATOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE MARCA DE UMA EMPRESA DE SERVIÇOS: O CASO DNV Autor: LEONARDO LEMOS WAICHENBERG
Nº do Conteudo: 16528
Catalogação: 17/11/2010 Liberação: 17/11/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16528&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16528&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16528
Resumo:
A presente dissertação teve como objetivo principal testar a aplicabilidade
do Modelo de Hiatos para identificar diferenças de percepção entre os clientes e
os gestores de uma empresa não orientada pelos princípios de marketing, em
relação à reputação de sua marca e de seus serviços. O trabalho apresenta a
empresa focal no detalhe e descreve os principais conceitos de marca, serviços e
marketing de serviços, além da relação entre eles. O método é baseado na
mensuração das percepções dos clientes da empresa em relação aos atributos de
sua marca e de seus serviços, as quais são contrastadas com as percepções de seus
gestores. Neste sentido duas pesquisas de campo são utilizadas, sendo uma de
natureza global e outra restrita aos clientes da empresa no Brasil. O foco principal
deste trabalho é a pesquisa local. Os resultados das duas pesquisas serviram de
base para apurar o nível de similaridade das percepções levantadas, segundo
mensuração feita com base em escalas quantitativas. O modelo de hiatos adotado
contribuiu para demonstrar que, apesar da boa reputação da empresa no tocante à
sua marca e aos serviços prestados, a percepção dos clientes estudados difere em
vários quesitos daquela imaginada pelos gestores da empresa. Este resultado
confirma a importância da pesquisa de mercado para o devido monitoramento da
marca e do nível de serviços de uma instituição. Objetivando minimizar essa
lacuna entre a percepção presumida e a obtida, são apresentadas algumas
sugestões para os praticantes e gestores, além de sugeridas novas pesquisas sobre
o tema.