XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TERRITORIAL IDENTITIES INSIDE THE SCHOOL ROUTINE Autor: VIVIANE MENEZES DE AMORIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 16480
Catalogação: 19/10/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16480@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16480@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16480
Resumo:
Título: TERRITORIAL IDENTITIES INSIDE THE SCHOOL ROUTINE Autor: VIVIANE MENEZES DE AMORIM
Nº do Conteudo: 16480
Catalogação: 19/10/2010 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16480@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16480@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16480
Resumo:
How can we explain the contradictions inside plural societies regarding
their way with dealing with differences? Why cultural diversity can be so
celebrated at the same time that it can be denied by Brazilian society? What is the
role of the geographic space among those themes? Social ways of diminishing
different people are created every day, every time someone tries to disqualify the
differences that constitute people and their groups. Cultural geography is
particularly interested in the conscientiousness about places and about the roles
that they perform in the formation of individual and collectives identities. In this
theoretical approach, it is observed how do individuals acknowledge and question
their own identities, which may be built or crystallized among their
representations of places and spatial relations, as they interact with the geographic
space. In this work it is defended the idea that territorial identity is a cultural
identity, defined through the territory, as it creates an association between both the
symbolic field and the geographic space. Therefore, the geographic space
constitutes a fundamental part of the social identification processes. With this
perspective, as we comprehend that schools are places where representations,
world views and values of the students are constructed, the issues related to
identities and differences become essential. This work presents a research which
has seek to analyze how does the interaction among territorial identity, geographic
origin, the plurality presented inside our social context and the school routine take
place, as an attempt to contribute to the development of an intercultural
pedagogical practice. For this purpose it has been established a dialog between
different authors from both the geography and the education fields. It was also
been developed a field research with students from the first and second grades of
High School of a night course at a public school located at the south district of Rio
de Janeiro, in order to comprehend the representations of those individuals
regarding the role of territorial identity inside the school routine.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 |