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Título: ANTIGA ESCOLA DA MARAMBAIA: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO INDUSTRIAL DA PESCA (1939 – 1970)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VLADIMIR ZAMORANO ALVES

Colaborador(es):  JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI - Orientador
Número do Conteúdo: 16476
Catalogação:  18/10/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16476@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16476@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16476

Resumo:
Este estudo toma por objeto a experiência escolar da Antiga Escola da Marambaia, que existiu entre os anos de 1939-1970, na Ilha da Marambaia, município de Mangaratiba-RJ. Ela foi fundada no intuito de dar formação profissional de pesca para filhos de pescadores tradicionais de várias regiões do litoral brasileiro e para os filhos dos pescadores tradicionais que já viviam naquela Ilha. Consideramos que esta Escola foi um grande marco na vida da comunidade em que esteve inserida e que também se constituiu como uma experiência singular no âmbito do ensino industrial no Brasil. Temos como objetivo propor uma compreensão do contexto e dos motivos que levaram a execução deste projeto, assim como os que levaram à sua extinção. Trata-se de um estudo de caso de abordagem histórica, que mescla análise bibliográfica, análise documental e história oral. Para além deste objetivo, buscamos também, investigar como se processou o seu funcionamento administrativo e pedagógico. Desta forma, os capítulos desta dissertação abordam o contexto político e ideológico do período em que a Escola foi criada, assim como as relações entre ela e a comunidade, a sua cultura escolar e como esta foi percebida e recuperada pela memória dos seus ex-alunos e ex-funcionários, que atualmente mantém associações de celebração dos laços sociais estabelecidos a partir da mesma.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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