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Título: ENSAIOS DE UM CORPO CIRCENSE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ALLUANA RIBEIRO BARCELLOS BORGES

Colaborador(es):  ANA PAULA VEIGA KIFFER - Orientador
Número do Conteúdo: 16435
Catalogação:  06/10/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16435@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16435@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16435

Resumo:
Desde a criação do Circo Moderno ou Tradicional, no século XVIII, o termo circense foi utilizado para nomear os artistas que se apresentavam em uma arena circular e colocavam em risco seus próprios corpos. No entanto, as grandes mudanças pelas quais o circo passou ao longo dos tempos, principalmente a partir dos anos setenta, de certa maneira o descaracterizaram como tal, fazendo com que muitos afirmem que o que se faz hoje nas lonas, ruas e teatros não é circo; e que seus artistas, da mesma forma, não podem ser considerados circenses. O objetivo desta dissertação é, a partir de ensaios sobre os números de circo Appris par corps, Polinde e Qui me porte?, identificar as principais características dos corpos que neles aparecem, com a intenção de delinear novos contornos para os artistas circenses contemporâneos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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