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Título: CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS PARA ONGS AMBIENTALISTAS
Autor: MARLY CRUZ DE AGUILAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCOS COHEN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 16009
Catalogação:  28/07/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16009@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16009@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16009

Resumo:
A pesquisa teve por objetivo identificar as estratégias de captação de recursos financeiros utilizadas por ONGs ambientalistas. A pesquisa caracterizou-se como de campo e bibliográfica. A amostra selecionada foi composta de seis ONGs ambientalistas que têm sede no Estado do Rio de Janeiro. Dirigentes das ONGs selecionadas responderam um questionário aberto com questões sobre suas práticas de captação de recursos financeiros, as facilidades e barreiras encontradas para esta atividade, bem como sobre a prestação de contas. De acordo com o resultado da pesquisa, as principais estratégias utilizadas pelas ONGs ambientalistas da amostra na captação de recursos financeiros foram: criação de projetos próprios apresentados a potenciais financiadores; uso dos funcionários e voluntários para fazer contatos com pessoas influentes dentro das empresas para ser potenciais financiadores; contato pessoal do dirigente da ONG ou pela área de Marketing, feito através de pesquisas e acompanhamento do mercado atual. Os principais fatores que facilitam as ONGs da amostra na captação de recursos financeiros são referências de projetos bem sucedidos, know how e missão bem definida. As principais barreiras encontradas por elas foram: falta de interesse por parte das empresas e da sociedade em geral em agir a favor do meio ambiente, burocracia e falta de incentivos fiscais e incompatibilidade da missão com os interesses dos financiadores. A prestação de contas das ONGs ambientalistas estudadas é feita anualmente por meio de relatórios físicos e financeiros, relatando todas as atividades que a ONG desenvolveu durante o ano inteiro, principalmente os resultados dos projetos e como foi feita a distribuição dos recursos captados por elas. Em geral, existe uma confiança mútua entre as ONGs ambientalistas e as empresas que patrocinam seus projetos. Esta relação de confiança é estabelecida com o tempo, normalmente por meio de sucesso com projetos anteriores.

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