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Título: PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS: LIÇÕES PARA O BRASIL
Autor: CARLOS EDUARDO CORTELAZZO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARINA FIGUEIRA DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15728
Catalogação:  02/06/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15728@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15728

Resumo:
Aeroportos são estruturas essenciais para o sistema de transporte aéreo, pois proporcionam a infraestrutura necessária para transportar cargas e passageiros. Basicamente, um aeroporto é composto por uma variedade de serviços e atividades que vão desde pistas de aproximação, pouso e decolagem a serviços comerciais como hotéis, restaurantes e lojas diversas. Além disso, um aeroporto tem grande importância estratégica para uma região, pois pode incentivar o desenvolvimento econômico. Apesar disso, os aeroportos podem levar a externalidades negativas associadas a questões ambientais (barulho, etc.). O objetivo deste trabalho, é analisar o que foi feito em outros países que privatizaram seus aeroportos e de que maneira essa transferência de um monopólio público para o setor privado foi feita para proteger os interesses dos agentes envolvidos. A primeira parte trata dos benefícios da privatização. Em seguida veremos a teoria da regulação de monopólios naturais e aplicação desta para os aeroportos da Inglaterra e do México, tendo como referência os aeroportos da região oeste deste país. A criação de um novo marco regulatório e a privatização podem ser a saída para os aeroportos brasileiros. O plano é observar as falhas das experiências anteriores e aprender com elas. Os acertos observados devem ser replicados para o caso brasileiro, com as devidas adaptações.

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