$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PAIRS TRADING: UMA ESTRATÉGIA QUANTITATIVA NO MERCADO DE AÇÕES
Autor: JOAO FELIPE SANTORO ARAUJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO ANTONIO FREITAS DE HOLLANDA CAVALCANTI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15650
Catalogação:  24/05/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15650@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15650

Resumo:
Este estudo busca analisar a rentabilidade de uma estratégia denominada pairs trading, muito utilizada pelos fundos multimercados, assim como suas implicações sobre a hipótese da eficiência de mercado. A idéia é que, dado dois ativos com características semelhantes, pode se vender o mais caro e comprar o mais barato acreditando que essa distorção nos preços irá se corrigir. Isto é, uma posição do tipo long-short é montada tal que a exposição ao risco sistemático é reduzida (neutralizada), fazendo com que os retornos da carteira não sejam correlacionados com os retornos do mercado de ações como um todo. Apesar do assunto já ter sido abordado em outros estudos, fornecemos algumas inovações no que diz respeito ao critério de seleção dos pares de ativos, através da inclusão de um teste de cointegração, além de realizar uma análise de sensibilidade em relação a alguns parâmetros do modelo. Primeiramente discutiremos a motivação para o trabalho, ilustrando os detalhes da estratégia. Em seguida, apresentaremos as implicações teóricas do modelo, principalmente em relação à eficiência de mercado, bem como o instrumental necessário para sua implementação. Feito isso, descreveremos o metodologia e realizaremos as simulações, formalizando posteriormente uma conclusão a respeito dos resultados obtidos.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui