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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PREVISÃO DE CARGAS A CURTO PRAZO - UMA AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DO USO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS Autor: HENRIQUE STEINHERZ HIPPERT
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CARLOS EDUARDO PEDREIRA - ORIENTADOR
REINALDO CASTRO SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 1551
Catalogação: 03/05/2001 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1551&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1551&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1551&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1551
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: PREVISÃO DE CARGAS A CURTO PRAZO - UMA AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DO USO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS Autor: HENRIQUE STEINHERZ HIPPERT
REINALDO CASTRO SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 1551
Catalogação: 03/05/2001 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1551&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1551&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1551&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1551
Resumo:
A previsão de perfis de carga elétrica (i.e., das séries de
cargas a cada hora de um dia) tem sido freqüentemente
tentada por meio de modelos baseados em redes neurais. Os
resultados conseguidos por estes modelos, contudo, ainda
não são considerados inteiramente convincentes. Há duas
razões para ceticismo: em primeiro lugar, os modelos
sugeridos geralmente se baseiam em redes que parecem ser
complexas demais em relação aos dados que pretendem modelar
(isto é, estes modelos parecem estar superparametrizados);
em segundo lugar, estes modelos geralmente não são bem
validados, pois os artigos que os propõem não comparam o
desempenho das redes ao de modelos de referência. Nesta
tese, examinamos estes dois pontos por meio de revisões
críticas da literatura e de simulações, a fim de verificar
se é realmente viável a aplicação de redes neurais à
previsão de perfis de carga. Nas simulações, construímos
modelos bastante complexos de redes e verificamos
empiricamente sua validade, pela comparação de seu
desempenho preditivo fora da amostra de treino ao
desempenho de vários outros modelos de previsão. Os
resultados mostram que as redes, mesmo quando muito
complexas, conseguem previsões de perfis mais acuradas do
que os modelos tradicionais, o que sugere que elas poderão
trazer uma grande contribuição para a solução do problema
de previsão de cargas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
CAPÍTULO 7 | |
CAPÍTULO 8 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | |
APÊNDICE 1 | |
APÊNDICE 2 |