$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: MULHERES EM CENA: AS NOVAS ROUPAGENS DO PRIMEIRO DAMISMO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LIANZI DOS SANTOS SILVA

Colaborador(es):  ANA MARIA QUIROGA - Orientador
Número do Conteúdo: 15501
Catalogação:  20/04/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15501@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15501@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15501

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo a análise das novas configurações assumidas pelo primeiro damismo dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. O estudo se fundamenta nas diferentes perspectivas de identidades sociais com as quais as mulheres se apresentaram no espaço público ao longo de um processo histórico. Assim, analisa figuras femininas representativas de diferentes imagens sociais, com relação ao papel das mulheres na sociedade, tanto no período da realeza portuguesa quanto no pós anos 30 brasileiro. Fazem parte desta análise conceitos de mediação social e cultura política assim como a sua relação com a implementação da Assistência Social enquanto política pública descentralizada em nível dos municípios. Estes se deparam com a necessidade de mudanças na sua forma de atuação, incluindo o primeiro damismo. Diante desta nova realidade apresentada, as primeiras-damas estão sendo compelidas a assumir tanto papéis de caráter mais técnico, definidos na gestão da política pública, quantos aqueles decorrentes do imaginário social acerca da mulher contemporânea. Em consequência, vimos que as mulheres - primeiras-damas dos municípios analisados - assumem novas roupagens em suas atuações sociais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui