XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR Autor: CRISTINA PORTUGAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
JUAN CARLOS ARANO GISBERT - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15457
Catalogação: 05/04/2010 Liberação: 05/04/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15457
Resumo:
Título: DESIGN EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR Autor: CRISTINA PORTUGAL
JUAN CARLOS ARANO GISBERT - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15457
Catalogação: 05/04/2010 Liberação: 05/04/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457&idi=2
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15457&idi=4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15457
Resumo:
Esta tese refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica da linha de
investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, por meio de um diálogo
interdisciplinar entre Design e Educação. Buscou-se através de métodos e técnicas de
Design identificar de que maneira esta área de conhecimento pode participar dos processos
de ensino-aprendizagem, na configuração de materiais pedagógicos, bem como
potencializar o processo de aquisição de conhecimento. A pesquisa teve por fio condutor o
Multi-Trilhas, objeto de estudo desta tese, que é um jogo para auxiliar a aquisição de
segunda língua por crianças surdas. Este jogo foi desenvolvido à luz de métodos e técnicas
de Design, no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação, da Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de
Educação de Surdos no Rio de Janeiro. Por meio da articulação de idéias de autores que
fundamentam esta pesquisa, foram trabalhadas questões relacionadas a novas tecnologias,
cultura visual, cultura em geral, imagem, linguagem e construção de significados, aspectos
considerados relevantes para campo do Design de forma geral e para subsidiar a
conceituação da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, bem
como foram realizados estudos sobre pesquisas de mestrado e de doutorado que tratam do
Design na Educação, enfocando, entre outros aspectos, questões de ensino-aprendizagem;
jogo, linguagem e práticas pedagógicas visuais. A presente investigação estabelece uma
proposta de modelo conceitual de ação pedagógica e uma metodologia para a execução de
projetos no âmbito da linha de pesquisa Design em Situações de Ensino-aprendizagem. A
pesquisa visa, também, contribuir para o planejamento de materiais educacionais que
considerem as especificidades educacionais, seu diálogo e trânsito com a realidade
circundante, objetivando o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem mais
produtivos e interativos.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |