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Coleção Digital
Título: A INSERÇÃO DO DESIGNER DE GAMES NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE JOGOS ELETRôNICOS Autor: MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA CHAGAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE SPITZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15440
Catalogação: 26/03/2010 Liberação: 26/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15440&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15440&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15440
Resumo:
Título: A INSERÇÃO DO DESIGNER DE GAMES NA INDÚSTRIA BRASILEIRA DE JOGOS ELETRôNICOS Autor: MARIA DAS GRACAS DE ALMEIDA CHAGAS
Nº do Conteudo: 15440
Catalogação: 26/03/2010 Liberação: 26/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15440&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15440&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15440
Resumo:
O presente trabalho trata da inserção do Designer de Games na indústria
brasileira de jogos eletrônicos que, como um setor em amadurecimento e crescimento
no Brasil, apresenta-se como um campo de atuação ainda pouco investigado, no que se
relaciona a esse profissional. O Designer de Games tem um papel central no processo de
desenvolvimento de um jogo eletrônico. Foi realizado um levantamento dos cursos
voltados para o ensino de Design de Games no Brasil e foram entrevistados empresários
e executivos da indústria brasileira de jogos eletrônicos. A partir da percepção dos
entrevistados, traçou-se um panorama das características da indústria brasileira de jogos
eletrônicos em seu momento atual no que diz respeito à esfera de atuação do Designer
de Games, e mapeou-se aspectos do perfil desse profissional considerados importantes
para sua inserção nessa indústria. A investigação conduzida permitiu observar
importantes questões a respeito de como a formação acadêmica e o perfil profissional
do Designer de Games tem sido percebida pela indústria brasileira de jogos eletrônicos.
Através do trabalho realizado foi possível examinar as perspectivas atuais de inserção
do Designer de Games na indústria brasileira de jogos eletrônicos e projetar
possibilidades para ampliação da inserção hoje existente. A pesquisa contribui para
ampliar o conhecimento que se tem a respeito do panorama de trabalho no qual alunos
formados em Design de Games estarão inseridos, caso optem por seguir uma carreira de
Designer de Games no Brasil, e para iluminar a discussão a respeito da inserção desse
profissional na indústria brasileira de jogos eletrônicos, ao trazer à tona novos
questionamentos e apontar direções para futuros desdobramentos.