INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UMA ANÁLISE DESCRITIVA SOBRE O PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DOS TRABALHADORES MADUROS PARA OS MAIS JOVENS NAS ORGANIZAÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIELLE DIDIER LYRA

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 15433
Catalogação:  25/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15433@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15433@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15433

Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é investigar e descrever como a dinâmica de transmissão de conhecimento tem sido vivenciada especificamente pelos trabalhadores maduros, em duas empresas públicas. O trabalhador maduro costuma assumir um papel relevante dentro das organizações, já que seus anos de trabalho e experiência lhe renderam a aquisição de um tipo de conhecimento que envolve não somente aspectos técnicos e explícitos, mas também um componente tácito, que não é tão facilmente codificado e transmitido. Considerando ainda, que estes indivíduos se encontram perto da aposentadoria, sua capacidade de transmitir conhecimento acaba por refletir e determinar a capacidade da própria organização em reter e preservar sua memória organizacional. Para tanto, realizou-se dois estudos de caso com base em entrevistas semiestruturadas. Descobriu-se que ao longo da história das empresas em análise houve algumas iniciativas descontínuas orientadas para a estruturação do processo de transferência de conhecimento. Além disso, a análise do conteúdo das entrevistas realizadas revelou quatro categorias: a) conversão de conhecimento: processos, entraves e condições facilitadoras, b) relação entre a cultura e a aprendizagem organizacional, c) as percepções do olhar maduro sobre relações, papéis, postura do aprendiz e processo de aprendizado do aprendiz e d) oportunidades geradas pelo conhecimento adquirido. A principal dificuldade apontada pelos entrevistados diz respeito à falta de estruturação relacionada aos processos de gestão do conhecimento. Em consequência, predomina a passagem de conhecimento informal de modo que cada trabalhador maduro desenvolve sua própria metodologia de ensino.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui