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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE MOTORES BICOMBUSTÍVEL DIESEL-GÁS NATURAL Autor: FELIPE LEAL DA COSTA MOUTELLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
ANTOINE ALBRETCH - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15407
Catalogação: 22/03/2010 Liberação: 22/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15407
Resumo:
Título: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE MOTORES BICOMBUSTÍVEL DIESEL-GÁS NATURAL Autor: FELIPE LEAL DA COSTA MOUTELLA
ANTOINE ALBRETCH - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15407
Catalogação: 22/03/2010 Liberação: 22/03/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15407&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15407
Resumo:
A adaptação de um simulador numérico para a simulação da operação
bicombustível Diesel-gás em motores com ignição por compressão foi realizada.
O código-fonte em questão foi desenvolvido ao longo dos últimos anos pelo IFP,
e uma modificação ao modelo da auto-ignição nele contido foi concluída neste
estudo. As diversas etapas necessárias para a adaptação são apresentadas.
Considerações foram feitas em relação à literatura existente para o assunto, e as
hipóteses realizadas foram verificadas numericamente sempre que possível. Uma
equação que relaciona os números de octanas do Diesel e do gás natural com a
qualidade da auto-ignição de sua combinação resultante é proposta. Foi construída
uma extensa base de dados necessária ao funcionamento do modelo, contendo as
taxas de reação em função dos parâmetros físicos da mistura. Por fim, foi feita
uma análise qualitativa de simulações bicombustível para um motor Diesel.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |