$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: OBSTÁCULOS AO ENSINO DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA SEMIÓTICA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SILVIA AMELIA BIM

Colaborador(es):  CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - Orientador
CARLA FARIA LEITAO - Coorientador
Número do Conteúdo: 15340
Catalogação:  04/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15340@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15340@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15340

Resumo:
Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca das dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem de dois métodos de avaliação da Interação Humano-Computador (IHC). Trata-se do Método de Inspeção Semiótica (MIS) e do Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC), propostos pela Engenharia Semiótica para analisar a qualidade da comunicação entre designer e usuário através da interface de sistemas interativos. A pesquisa envolveu a realização de quatorze entrevistas e a análise do andamento de três disciplinas de IHC, a partir das quais foram mapeados e analisados três conjuntos de resultados: (i) dificuldades de ordem prática relacionadas principalmente ao limitado espaço de tempo para trabalhar um volume extenso de tópicos de IHC, ao número elevado de alunos por turma e à falta de material didático e de exemplos da aplicação dos métodos; (ii) dificuldades no desenvolvimento de três capacidades fortemente dependentes entre si e necessárias ao aprendizado dos métodos - interpretação sistemática, abstração e visão global; e (iii) iniciativas docentes para minimização das dificuldades identificadas. Estes resultados são interpretados tanto em relação a dificuldades que são específicas do contexto da Engenharia Semiótica quanto àquelas que são compartilhadas por outras abordagens de IHC e por áreas clássicas e fundamentais da Ciência da Computação. As dificuldades de interpretar, abstrair e construir uma visão global de um problema, longe de serem específicas do ensino dos métodos sob exame, são sérios obstáculos ao ensino de várias áreas e etapas da formação em Ciência da Computação. Soluções específicas ou gerais de uma determinada área são, na realidade, contribuições para o desenvolvimento de capacidades que, uma vez adquiridas, tornarão mais fáceis os processos de ensino-aprendizagem de outras áreas para as quais essas capacidades são também indispensáveis. Deste modo, a identificação e análise das dificuldades encontradas no contexto da Engenharia Semiótica são contribuições que podem vir a beneficiar tanto o processo de ensino dessa teoria e de seus métodos, quanto o ensino de outros tópicos e áreas da Ciência da Computação. As principais contribuições do presente trabalho relacionam-se, portanto, à identificação de alguns fatores que devem nortear a reflexão sobre a formação acadêmico-profissional na Ciência da Computação, e servir como referência para formulação de estratégias e para a elaboração de material didático para suas diferentes áreas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui