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Título: ACONTECIMENTO: ESPAÇO-TEMPO A PARTIR DE MUSIQUE D’AMEUBLEMENT E DE MIRRORED CUBES
Autor: ANA MARCELA FRANCA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 15311
Catalogação:  02/03/2010 Liberação: 02/03/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15311&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15311&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15311

Resumo:
O desdobramento da obra de arte no espaço-tempo da vida pode ser vista em muitos trabalhos das vanguardas moderna e contemporânea. A realização desses trabalhos se faz na simultaneidade dos eventos do mundo, sendo o acaso e a indeterminação elementos essenciais no acontecer da obra. Assim, a obra de arte é aberta ao campo de possibilidades próprio à aleatoriedade da realidade tangível, sendo a sua forma um processo em constante modificação. As significações, então, se instauram na multiplicidade dos eventos, em que a pretensão de se ter uma forma encerrada se dissolve no constante devir. E isso faz dessas obras um acontecimento, devido a sua realização na superfície da espacialidade-temporal. A partir da Musique d’ameublement de Erik Satie, de cerca de 1917-1920, e de Untitled (mirrored cubes) de Robert Morris, de 1965, buscaremos compreender a noção de acontecimento instaurada por esses dois trabalhos, assim como será discutida essa mesma noção deflagrada em outros artistas que de alguma forma se relacionam com os dois citados, como, por exemplo, em John Cage. E sendo a música de Satie feita para ser tocada em ambientes pertencentes ao cotidiano, entre conversas e ações corriqueiras, e os cubos espelhados de Morris acontecerem durante a experiência do observador, enquanto circundando, a arte se realiza, então, como um acontecimento, em que seus desdobramentos, agora, ficam por conta do acaso.

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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
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CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
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