INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: FRONTEIRAS MORFOLÓGICAS: PREFIXOS E COMPOSTOS DE BASE PRESA NO PORTUGUÊS DO BRASIL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BARBARA FERNANDES AMORIM DE AGUIAR

Colaborador(es):  MARGARIDA MARIA DE PAULA BASILIO - Orientador
Número do Conteúdo: 15109
Catalogação:  03/02/2010 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15109@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15109@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15109

Resumo:
Este trabalho analisa os critérios de classificação das palavras formadas por derivação e composição em Português, com o objetivo de obter maior aprofundamento sobre as definições encontradas em gramáticas, livros e artigos que permeiam o tema. O objetivo é a verificação da adequação dessas definições a determinadas formações encontradas no corpus, assim como uma possível solução para problemas que envolvam essa ordem. Primeiramente, apresentamos as definições básicas sobre os elementos envolvidos no processo de formação de palavras. Em seguida, discutimos essas definições no aspecto tradicional, estruturalista e gerativo. Após, são oferecidas visões de autores contemporâneos que trabalham como outras línguas e que apresentam novos conceitos e características sobre elementos formadores. Finalmente, analisam-se as teorias selecionadas ao longo da discussão que são testadas em vocábulos do corpus. As conclusões mostram que os compostos de base presa apresentam elementos que são formas combinatórias que possuem comportamento específico e que não se enquadram nem como afixos, nem como radicais, sendo mais interessante, desse modo, a classificação de algumas dessas palavras como combinações e não composições. Além disso, verificou-se que formas que apresentam a mesma estrutura como preposição e como prefixo são homônimas, agregando características próprias de cada um desses elementos na formação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui