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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELAGEM INTEGRADA DA DINÂMICA VEICULAR PARA CONTROLE HOMEOSTÁTICO Autor: ALEXANDRE DE LIMA SPINOLA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RICARDO TANSCHEIT - ORIENTADOR
MAURO SPERANZA NETO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14987
Catalogação: 18/01/2010 Liberação: 18/01/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14987&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14987&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14987
Resumo:
Título: MODELAGEM INTEGRADA DA DINÂMICA VEICULAR PARA CONTROLE HOMEOSTÁTICO Autor: ALEXANDRE DE LIMA SPINOLA
MAURO SPERANZA NETO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14987
Catalogação: 18/01/2010 Liberação: 18/01/2010 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14987&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14987&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14987
Resumo:
Este trabalho apresenta uma abordagem de modelagem de sistemas
dinâmicos, em conjunção com uma nova proposta de controladores embarcados
para veículos automotores. Nesta nova proposta, além de ser possível modificar
o controle aplicado à dinâmica veicular, por intermédio da habilitação e
desligamento sucessivos de controladores locais específicos, também é possível
modificar a complexidade do modelo dinâmico do automóvel, fazendo-o se
comportar o mais próximo possível de como o homem o percebe: em partes e
com complexidades diferentes à medida que se alteram as situações
operacionais. Esta abordagem aproxima o veículo do conceito de homeostase
empregado nas ciências médicas, que determina o funcionamento normal do
corpo humano. Ela reconhece a capacidade de um controlador hierarquizado de
alto nível determinar doses de ações de controle para situações críticas distintas
conseguindo, com isso, restabelecer uma condição de estabilidade local que, por
consequência, tende a garantir a estabilidade global do veículo. Este trabalho
apresenta as considerações teóricas e o princípio dos desenvolvimentos para a
obtenção do Controlador Homeostático, junto com simulações e aplicações em
casos particulares.