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Coleção Digital
Título: A IMPORTÂNCIA DA MARCA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DE CASOS NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS Autor: ALESSANDRA DE CARVALHO ARAGAO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14733
Catalogação: 18/12/2009 Liberação: 18/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14733&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14733&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14733
Resumo:
Título: A IMPORTÂNCIA DA MARCA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DE CASOS NA INDÚSTRIA DE BEBIDAS Autor: ALESSANDRA DE CARVALHO ARAGAO
Nº do Conteudo: 14733
Catalogação: 18/12/2009 Liberação: 18/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14733&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14733&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14733
Resumo:
O movimento de empresas brasileiras em busca de novos mercados no
exterior tem aumentado nos últimos anos. Algumas empresas se destacam pela
comercialização de produtos com valor agregado e cuja marca representa uma
importante força competitiva. Diante disso, essas empresas precisam também
adotar uma estratégia de marketing com foco na marca quando do processo de
internacionalização. Este estudo busca verificar a estratégia de marketing
internacional adotada por duas empresas brasileiras e seus respectivos produtos -
o Guaraná Antarctica e as cervejas Xingu e Palma Louca. Busca identificar
também o peso do efeito país de origem na escolha de produtos brasileiros por
parte de consumidores estrangeiros. Este trabalho, de caráter descritivo e baseado
em estudo de casos, procurou avaliar o lançamento de produtos genuinamente
brasileiros em mercados externos, à luz da literatura existente. Os estudos de
casos se basearam em documentos e entrevistas realizadas em profundidade com
executivos das empresas e com seus distribuidores/importadores. De forma
complementar, foi realizado um levantamento por meio de um questionário a
estudantes estrangeiros residentes no Brasil, para avaliar a percepção destes aos
produtos made in Brazil. Os resultados apontam que a gestão da marca
possibilita a diferenciação da empresa no mercado internacional. Todavia, viu-se
que o maior desafio no processo de internacionalização ainda reside na correta
escolha do modo de entrada no novo mercado. No caso do Guaraná Antarctica,
verificou-se que o efeito país de origem foi positivo para este produto, sugerindo
uma maior propensão ao consumo pelo fato de ser um produto tipicamente
brasileiro.