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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UM MODELO DE RISCO DE CANCELAMENTO DE CLIENTES DE TELEFONIA FIXA - A APLICAÇÃO DA REGRESSÃO LOGÍSTICA PARA RETENÇÃO DE CLIENTES Autor: MANUELA ALENCAR DA CRUZ DANTAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14704
Catalogação: 11/12/2009 Liberação: 11/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14704&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14704&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14704
Resumo:
Título: UM MODELO DE RISCO DE CANCELAMENTO DE CLIENTES DE TELEFONIA FIXA - A APLICAÇÃO DA REGRESSÃO LOGÍSTICA PARA RETENÇÃO DE CLIENTES Autor: MANUELA ALENCAR DA CRUZ DANTAS
Nº do Conteudo: 14704
Catalogação: 11/12/2009 Liberação: 11/12/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14704&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14704&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14704
Resumo:
O atual ambiente organizacional está marcado por uma alta competitividade,
elevada turbulência e por mudanças rápidas e descontínuas no macro ambiente das
empresas. O cenário exige foco no cliente e estratégias voltadas para manutenção de
um relacionamento profícuo para ambas as partes (cliente e empresa), com visão de
longo prazo. Esta dinâmica de mercado é o foco principal desta pesquisa, que está
centrada na retenção de clientes, como estratégia competitiva para aumento de valor
para empresa. O objetivo, então, é desenvolver uma ferramenta que auxilie na
definição do perfil de clientes mais propensos a romper o relacionamento (churn),
permitindo que a empresa antecipe-se a este acontecimento, tornando-se mais próativa,
e assim, sendo mais eficiente nos seus processos de negócio. Com este
propósito foi feita uma revisão bibliográfica sobre comportamento do consumidor,
marketing de relacionamento, retenção de clientes, segmentação de mercado e churn
em telecomunicações. Depois do embasamento teórico e direcionamento oferecido
pelas obras consultadas, foi realizada a aplicação prática de uma ferramenta
estatística na base de dados disponível de uma empresa de telecomunicações,
utilizando regressão logística binária para o modelo de propensão de cancelamento. O
resultado alcançou uma taxa de acerto geral de 79,2%, composto por 13 variáveis que
podem facilitar a identificação do perfil de clientes com maior probabilidade de
cancelamento, indicando ainda, que apenas 8% da base apresentam mais de 80% de
chance de serem cancelados. Estes resultados demonstram a possibilidade e
importância da identificação de clientes propensos ao churn, assim como daqueles
que a empresa deve atrair e reter para ser capaz de desenvolver práticas eficientes e
lucrativas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES |