INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: SOLUÇÕES DE OTIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UMA FERROVIA DE CARGA: O CASO DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): OLYNTHO CARMO PEREIRA

Colaborador(es):  JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
Catalogação:  06/11/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14568@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14568@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14568

Resumo:
A eficiência energética representa o consumo de óleo diesel das locomotivas dividido pela carga transportada e pela distância de um determinado trecho. Este é um tema pouco pesquisado na prática ferroviária, entretanto é um assunto de extrema importância, pois consiste no maior gasto de uma ferrovia de carga. Para melhorar a eficiência energética, ações podem ser tomadas em alguns níveis: operacional, tecnológico, manutenção, recebimento, controle e abastecimento e gerencial. Esta pesquisa analisa os fatores que impactam no consumo de óleo diesel bem como as ações tomadas com o objetivo de minimizar o consumo e melhorar o indicador de eficiência energética (quanto menor o indicador melhor é a eficiência energética) e os resultados atingidos por tais medidas foram considerados satisfatórios implicando em economia no consumo de combustível para os anos de 2007 e 2008. Considerando o futuro do indicador foi realizada uma análise comparativa entre os modelos de trem com 330 vagões, o trem de tração distribuída de dois blocos (TD2B) implantado em 100% da EFC em maio de 2008 e o trem com 330 vagões, trem de tração distribuída com três blocos (TD3B) em fase experimental desde agosto de 2008. Esta comparação teve como resultados uma melhor eficiência em relação ao consumo de combustível para o trem TD3B. Testes de comparação entre os valores do indicador foram realizados e foi obtido um valor de 63% de probabilidade da eficiência energética do trem TD3B ser melhor que a eficiência energética do trem TD2B. Finalmente, foi realizado um prognóstico para o indicador de eficiência energética com 100% da malha com trem TD3B (previsão para janeiro de 2009) e o valor de eficiência energética diminui dos atuais 1,51 L/KTKB para 1,49 L/KTKB.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
CAPÍTUTO 9  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui