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Avançada


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Título: BIODIESEL E DESEMPENHO DE MOTOR CICLO DIESEL
Autor: LUIZ FERNANDO CARVALHO FERREIRA
RAPHAEL LUIZ PAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
JULIO CESAR CUISANO EGUSQUIZA - ORIENTADOR

Nº do Conteudo: 14167
Catalogação:  16/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14167&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14167&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14167

Resumo:
Neste trabalho, os esforços foram concentrados na obtenção de dados relativos ao desempenho, emissões e pressão no interior do cilindro em motores ciclo diesel alimentados com misturas entre o óleo diesel e biodiesel, proveniente de reaproveitamento de resíduos de frituras. Assim são apresentados dados experimentais, obtidos em dinamômetro de bancada, do desempenho e emissões de um motor do ciclo Diesel (turbo alimentado com intercooler). Em seguida, esses dados foram analisados e comparados em termos de desempenho e emissões nos modos de operação com adição de biodiesel e diesel original. Os resultados apontam uma redução dos níveis de emissões de óxidos de nitrogênio e material particulado para os modos de operação com adição de biodiesel, porém uma piora nos níveis de monóxido de carbono. O desempenho foi impactado à medida que se aumentou o percentual de adição de Biodiesel, principalmente em rotações baixas. Assim, o presente trabalho contribuiu de maneira a ampliar o conhecimento do desempenho de motores ciclo Diesel operando com adições de biodiesel em seu combustível original.

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