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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: BIODIESEL E DESEMPENHO DE MOTOR CICLO DIESEL Autor: LUIZ FERNANDO CARVALHO FERREIRA
RAPHAEL LUIZ PAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SERGIO LEAL BRAGA - ORIENTADOR
JULIO CESAR CUISANO EGUSQUIZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14167
Catalogação: 16/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14167&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14167&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14167
Resumo:
Título: BIODIESEL E DESEMPENHO DE MOTOR CICLO DIESEL Autor: LUIZ FERNANDO CARVALHO FERREIRA
JULIO CESAR CUISANO EGUSQUIZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14167
Catalogação: 16/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14167&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14167&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14167
Resumo:
Neste trabalho, os esforços foram concentrados na obtenção de dados relativos ao
desempenho, emissões e pressão no interior do cilindro em motores ciclo diesel alimentados com
misturas entre o óleo diesel e biodiesel, proveniente de reaproveitamento de resíduos de frituras.
Assim são apresentados dados experimentais, obtidos em dinamômetro de bancada, do
desempenho e emissões de um motor do ciclo Diesel (turbo alimentado com intercooler). Em
seguida, esses dados foram analisados e comparados em termos de desempenho e emissões nos
modos de operação com adição de biodiesel e diesel original. Os resultados apontam uma
redução dos níveis de emissões de óxidos de nitrogênio e material particulado para os modos de
operação com adição de biodiesel, porém uma piora nos níveis de monóxido de carbono. O
desempenho foi impactado à medida que se aumentou o percentual de adição de Biodiesel,
principalmente em rotações baixas. Assim, o presente trabalho contribuiu de maneira a ampliar o
conhecimento do desempenho de motores ciclo Diesel operando com adições de biodiesel em
seu combustível original.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |