$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: COMPLEXOS DE MN(II) E CO(II) DE TIOSSEMICARBAZONAS E FLUORQUINOLONAS: SÍNTESES, ESTUDOS DAS PROPRIEDADES ESPECTROSCÓPICAS E ELETROQUÍMICAS E TESTES DE ATIVIDADE BIOLÓGICA
Autor: RENATA SOBRAL SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LETICIA REGINA DE SOUZA TEIXEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14131
Catalogação:  15/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14131@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14131@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14131

Resumo:
Tiossemicarbazonas e fluorquinolonas são compostos que apresentam uma grande diversidade de aplicações farmacológicas. Este trabalho compreende um estudo de tiossemicarbazonas e seus complexos de Mn(II) e Co(II) com potencial ação antiparasitária e antitumoral e de complexos de Mn(II) e Co(II) de fluorquinolonas com atividade antimicrobiana. N(4)-metil tiossemicarbazonas derivadas de 4-nitrobenzaldeído (H4NO2Fo4M), 4-nitroacetofenona (H4NO2Ac4M) e 4-nitrobenzofenona (H4NO2Bz4M) e seus complexos de Mn(II) e Co(II), [Mn(H4NO2Fo4M)2Cl2], [Mn(H4NO2Ac4M)2Cl2], [Mn(H4NO2Bz4M)2Cl2], [Co(H4NO2Fo4M)2Cl2], [Co(H4NO2Ac4M)2Cl2], [Co(H4NO2Bz4M)2Cl2], foram obtidos e caracterizados. A estrutura cristalográfica de N(4)-metil 4-nitrobenzaldeído tiossemicarbazona (H4NO2Fo4M) foi determinada. Estudos eletroquímicos mostram que o radical Ar-NO2, um dos intermediários no mecanismo de ação de drogas antitripanossoma, forma-se em torno de -1,0 V nas tiossemicarbazonas livres e nos complexos de Mn(II), sugerindo potencial atividade anti-tripanossoma. A fluorescência natural observada para as N(4)-metil nitrotiossemicarbazonas e de seus complexos de Mn(II) e Co(II) pode vir a servir para identificar e monitorar a presença dessas espécies no meio biológico. A toxicidade das tiossemicarbazonas e de seus complexos de Mn(II) frente à Artemia salina foi estudada como um préscreening para sua ação antitumoral. Os valores de CL50;48h (concentração letal para 50% da população exposta à droga durante 48 horas) obtidos indicam que esses compostos têm atividade citotóxica, sugerindo que poderiam igualmente apresentar ação antitumoral. Um dos grandes problemas com antibióticos empregados na clínica é o aparecimento de resistência às drogas e assim a busca de novos fármacos ativos é de extrema relevância. Em muitos casos, mecanismos de resistência celular não reconhecem complexos metálicos, embora reconheçam os ligantes. Preparamos então complexos de Mn(II) e Co(II) de norfloxacina e esparfloxacina, [MnCl2(NOR)(H2O)2], [CoCl2(NOR)(H2O)2], [MnCl2(ESPAR)(H2O)2] e [CoCl2(ESPAR)(H2O)2], e testamos sua atividade em cepas de Staphylococcus aureus sensíveis e resistentes às drogas livres. Em resumo, acreditamos que com esse trabalho contribuímos para um melhor conhecimento da química de tiossemicarbazonas e fluorquinolonas e de suas diversas propriedades farmacológicas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui