$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DESAMBIGUAÇÃO DE SENTIDO DE PALAVRAS DIRIGIDA POR TÉCNICAS DE AGRUPAMENTO SOB O ENFOQUE DA MINERAÇÃO DE TEXTOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ROBERTO MIRANDA GOMES

Colaborador(es):  MARLEY MARIA BERNARDES REBUZZI VELLASCO - Orientador
EMMANUEL PISECES LOPES PASSOS - Coorientador
Número do Conteúdo: 14103
Catalogação:  10/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14103@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14103@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14103

Resumo:
Esta dissertação investigou a aplicação de processos de mineração de textos a partir de técnicas de inteligência computacional e aprendizado de máquina no problema de ambigüidade de sentido de palavras. O trabalho na área de métodos de apoio à decisão teve como objetivo o desenvolvimento de técnicas capazes de automatizar os processos de desambiguação bem como a construção de um protótipo baseado na implementação de algumas dessas técnicas. Desambiguação de sentido de palavra é o processo de atribuição de um significado a uma palavra obtido por meio de informações colhidas no contexto em que ela ocorre, e um de seus objetivos é mitigar os enganos introduzidos por construções textuais ambíguas, auxiliando assim o processo de tomada de decisão. Buscou-se ainda na utilização de conceitos, ferramentas e formas de documentação considerados em trabalhos anteriores de maneira a dar continuidade ao desenvolvimento científico e deixar um legado mais facilmente reutilizável em trabalhos futuros. Atenção especial foi dada ao processo de detecção de ambigüidades e, por esse motivo, uma abordagem diferenciada foi empregada. Diferente da forma mais comum de desambiguação, onde uma máquina é treinada para desambiguar determinado termo, buscou-se no presente trabalho a nãodependência de se conhecer o termo a ser tratado e assim tornar o sistema mais robusto e genérico. Para isso, foram desenvolvidas heurísticas específicas baseadas em técnicas de inteligência computacional. Os critérios semânticos para identificação de termos ambíguos foram extraídos das técnicas de agrupamento empregadas em léxicos construídos após algum processo de normalização de termos. O protótipo, SID - Sistema Inteligente de Desambiguação - foi desenvolvido em .NET, que permite uma grande diversidade de linguagens no desenvolvimento, o que facilita o reuso do código para a continuidade da pesquisa ou a utilização das técnicas implementadas em alguma aplicação de mineração de textos. A linguagem escolhida foi o C#, pela sua robustez, facilidade e semelhança sintática com JAVA e C++, linguagens amplamente conhecidas e utilizadas pela maioria dos desenvolvedores.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui