$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A IMAGO DEI NA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA DE WOLFHART PANNENBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FIRMINO WAGNER GOMES DA SILVA

Colaborador(es):  MARIO DE FRANCA MIRANDA - Orientador
Número do Conteúdo: 14069
Catalogação:  03/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14069@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14069@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14069

Resumo:
O presente estudo busca, através da antropologia teológica de Wolfhart Pannenberg, aprofundar o conteúdo da doutrina da imago Dei e sistematizá-la. Para alcançar tal objetivo este trabalho, logo em sua introdução, elencará algumas informações a respeito da pessoa, da vida e da teologia de Wolfhart Pannenberg. Numa segunda etapa nos aproximaremos de nosso tema, fazendo um percurso histórico que visará apresentar um pouco como se deu a tematização da doutrina da imago Dei em alguns momentos da história do pensamento cristão. Em seguida, iniciaremos outra etapa e aprofundaremos o pensamento antropológico de nosso autor, observando as linhas gerais de sua antropologia. Mais precisamente os seus pressupostos antropológicos que exprimem a sua visão da realidade humana e os seus pressupostos teológicos que consistem na sua interpretação teológica das características ontológicas do ser humano. Interpretação que se dá a partir de uma leitura bíblica panorâmica e da reflexão teológica na história. Essas informações nos fornecerão os subsídios necessários para compreendermos a doutrina da imago Dei em sua teologia e assim nos permitirão chegar na quarta etapa de nosso trabalho, quando veremos os seus posicionamentos. Inicialmente explicitaremos porque a seu ver o homem está numa posição de destaque em relação às demais criaturas, em seguida veremos porque Pannenberg entende Adão como a imago Dei cópia e qual é na sua visão a implicação da imago Dei na existência de Adão. Na segunda parte do quarto capítulo, veremos os motivos que levam Pannenberg a afirmar que Jesus Cristo é a verdadeira imagem de Deus, ou seja, a imagem-modelo. Raciocínio que faz com que na sua antropologia teológica Jesus Cristo seja compreendido como o autêntico homem. Outra questão que levantaremos nesta segunda parte da quarta etapa é a importância que nosso autor dá à condição filial de Jesus, fato que está profundamente ligado na sua compreensão da eficácia salvífica da sua missão ordenada pelo Pai, de reconciliar o mundo. Fazendo com que todo homem através da ação do Espírito seja capaz de desfrutar de uma comunhão amorosa com Deus, e desta forma alcançar o destino que foi determinado em sua criação segundo a imagem divina.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui