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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FIGURAS DO DISCURSO E (DES)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: UMA ANÁLISE DE RAPS NACIONAIS DA ÚLTIMA DÉCADA Autor: ANA PAULA MORAES RAMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENA FRANCO MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14063
Catalogação: 03/09/2009 Liberação: 03/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14063&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14063&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14063
Resumo:
Título: FIGURAS DO DISCURSO E (DES)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: UMA ANÁLISE DE RAPS NACIONAIS DA ÚLTIMA DÉCADA Autor: ANA PAULA MORAES RAMOS
Nº do Conteudo: 14063
Catalogação: 03/09/2009 Liberação: 03/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14063&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14063&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14063
Resumo:
Esta pesquisa investiga construções figurativas presentes nas letras de raps
nacionais produzidos na última década, com vistas a compreender o seu valor como
elementos de (des)construção identitária. Situa-se, por isso, em um ponto de
confluência entre as seguintes vertentes: (a) estudos da identidade como criatura da
linguagem; (b) estudos da figuratividade como fenômeno fundante na linguagem, no
pensamento e na ação; e (c) estudos da música popular como elemento importante na
constituição de identidades sociais. Partindo de uma visão não representacionista da
linguagem, a análise aqui realizada indica que a linguagem do rap nacional produzido
na última década dá mostras de uma tensão entre uma retórica implícita - discernível,
por exemplo, em figuras ontológicas, espaciais e estruturais fossilizadas, associadas a
uma série de predileções culturais bastante entranhadas - e uma retórica mais
explícita, manifesta, sobretudo em um investimento deliberado de desestabilização e
ressignificação dessas figuras cristalizadas. Este estudo traz duas conclusões
principais e interligadas: considerada a amostra analisada, vimos, em primeiro lugar,
que é característica marcante dessas figuras a sua propensão a uma volatilidade
radical, sua tendência a frustrar sistematicamente resultados interpretativos estáveis;
vimos, em segundo lugar, que, muito em parte por conta dessa própria volatilidade,
elas desempenham um papel importante no que tange aos nossos processos
identitários, misturando com freqüência o reforço e a desestabilização de oposições
essencialistas culturalmente arraigadas, e proporcionando um reconhecimento menos
dicotômico das identidades em jogo na cena sócio-cultural em foco.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |