XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE COMMUNICATION OF STATISTICAL DATA THROUGH INFOGRAPHICS: AN ERGONOMIC APPROACH Autor: MARCOS BALSTER FIORE CORREIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANAMARIA DE MORAES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 14038
Catalogação: 28/08/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14038@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14038@2
Resumo:
Título: THE COMMUNICATION OF STATISTICAL DATA THROUGH INFOGRAPHICS: AN ERGONOMIC APPROACH Autor: MARCOS BALSTER FIORE CORREIA
Nº do Conteudo: 14038
Catalogação: 28/08/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14038@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14038@2
Resumo:
This research is centered in the communication of statistical data through
infographics: a diagrammatic representation of technical-scientific information.
Recently, the infographics have been used intensively on the printed and
interactive Medias, as a means of communicating information in a clear, faster,
economic, precise, and attractive way. The present research tracks down the
principles that contrive to the construction of infographics to verify whether they
are, in fact, so efficient as said by the common sense. Therefore, the research is
concentrated in the study of infographics in printed media, intended for
communication of quantitative and georeferenced information propagated by the
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Settled this focus, a
theoretical analysis from the process of communication has been done, being the
determinant factors the utilization of a visual graphic language, the human
cognitive capacity of information processing and the social-historic background.
In the practical field of action, of gathering empiric data, an experiment has been
done to measure the influence of infographics on the people’s performance during
the cognitive task of information acquisition. The results obtained reveal that the
infographics influence to a better people performance during the cognitive tasks of
information acquisition and permit, thus, the conclusion that this is a satisfactory
means of communication in printed media to the statistical data from IBGE.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
CHAPTER 7 | |
CHAPTER 8 | |
CHAPTER 9 | |
CHAPTER 10 | |
CHAPTER 11 | |
REFERENCES AND ANNEX |