XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PROPOSTAS DE ROTEAMENTO PARA REDES VEICULARES (VANETS) EM AMBIENTES URBANOS Autor: HELCIO BEZERRA DE MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARKUS ENDLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14012
Catalogação: 25/08/2009 Liberação: 25/08/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14012&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14012&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14012
Resumo:
Título: PROPOSTAS DE ROTEAMENTO PARA REDES VEICULARES (VANETS) EM AMBIENTES URBANOS Autor: HELCIO BEZERRA DE MELLO
Nº do Conteudo: 14012
Catalogação: 25/08/2009 Liberação: 25/08/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14012&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14012&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14012
Resumo:
Redes veiculares (VANETs — Vehicle Ad Hoc NETworks) constituem
um caso especial de redes ad hoc em que os nós são veículos equipados
com uma interface de comunicação sem fio. Esses veículos podem se mover
a velocidades elevadas, e a transmissão de dados em cenários urbanos
pode ser facilmente bloqueada por prédios ou outros obstáculos. Tais
fatores contribuem para tornar a comunicação inter-veicular intermitente, e
dificultar o roteamento de pacotes. Um dos principais desafios dos protocolos
de roteamento em VANETs é evitar as ruas onde o volume de tráfego esteja
baixo, uma vez que a escassez de veículos nessas ruas tende a impossibilitar
a propagação de pacotes através delas. Por esse motivo, a informação sobre
o volume de tráfego em cada rua é fundamental para se determinar a
melhor rota entre dois veículos. Especificamente em cenários urbanos, a
mudança de estado dos semáforos provoca uma flutuação do tráfego de
veículos ao longo do tempo. Em vista disso, esta tese propõe o TLAR (Traffic
Light Aided Routing), um novo algoritmo de roteamento para VANETs que
explora a variação de estado dos semáforos para inferir quais ruas oferecerão
uma maior probabilidade de sucesso de propagação de pacotes. Resultados
de simulação mostram que o algoritmo apresenta um bom desempenho
comparado ao de propostas existentes.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |