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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONCORRÊNCIA ENTRE GOL E TAM: ASPECTOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS Autor: RAFAEL HUMBERTO GONCALVES LEITE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VINICIUS DO NASCIMENTO CARRASCO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13654
Catalogação: 01/06/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13654&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13654
Resumo:
Título: CONCORRÊNCIA ENTRE GOL E TAM: ASPECTOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS Autor: RAFAEL HUMBERTO GONCALVES LEITE
Nº do Conteudo: 13654
Catalogação: 01/06/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13654&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13654
Resumo:
Em 1978, os Estados Unidos deram início à liberalização do transporte aéreo e a
sua desreguralização, sendo seguidos por diversos países, inclusive o Brasil, o que
acabou provocando uma maior eficiência no setor aéreo.
Essa eficiência pode ser observada, por exemplo, na queda dos preços das tarifas
aéreas, no aumento dos níveis de serviços e do número de companhias aéreas, e no
favorecimento da concorrência entre elas.
No Brasil, esses processos foram iniciados somente em 1989, através da
portaria nº 318/SPL, e vêm se desenvolvendo até os dias de hoje de maneira lenta e
gradual, com a transição da administração do órgão regulador, anteriormente feita por
servidores militares, passando, de forma gradativa, para os civis, do extinto
Departamento de Aviação Civil (DAC) para Agência Nacional de Aviação Civil
(ANAC).
Apesar dos avanços obtidos com a liberalização e a desregulação, uma das
características atuais do setor de aviação civil brasileiro é que, mesmo com um grande
número de empresas, existe uma concentração de mercado por parte das duas maiores
companhias aéreas nacionais, TAM Linhas Aéreas e Gol Transportes Aéreos. Para se ter
uma idéia, somando-se os dados dessas duas empresas no exercício do ano de 2007,
observa-se que elas ofereceram o equivalente a 86,73% de todos os assentos disponíveis
no setor e foram responsáveis pelo transporte de 88,42% do total de passageiros.
Então, como estariam se comportando essas duas companhias? A partir de uma
análise empírica, foi constatado que elas estão participando de uma guerra de preços,
pois o efeito encontrado da demanda em relação ao preço é negativo para ambas as
empresas, assim como o efeito entre oferta e preço, que se confirmou de acordo com o
esperado.
Sendo assim, esta monografia está organizada da seguinte forma: no Capítulo 2
são apresentados modelos teóricos de Organização Industrial e da Teoria dos Jogos para
uma situação de duopólio; no Capítulo 3 são descritas as evoluções do setor aéreo
brasileiro pela ótica da regulamentação, e das companhias aéreas em questão. Por fim, no Capítulo 4 são estimados modelos simplificados para a variação relacionada ao preço
(yield), a fim de explicar a evolução dele ao longo do tempo.
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