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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E PERCEPÇÃO DE VALOR DOS ACIONISTAS: UMA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Autor: WALTER PEREIRA FORMOSINHO FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13459
Catalogação: 13/05/2009 Liberação: 13/05/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13459&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13459&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13459
Resumo:
Título: POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E PERCEPÇÃO DE VALOR DOS ACIONISTAS: UMA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Autor: WALTER PEREIRA FORMOSINHO FILHO
Nº do Conteudo: 13459
Catalogação: 13/05/2009 Liberação: 13/05/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE TRABALHO PREMIADO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13459&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13459&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13459
Resumo:
O propósito desse estudo foi analisar a influência das estratégias competitivas
implementadas por empresas de petróleo na percepção de valor dos seus acionistas.
Para isso, foi adotada uma linha de investigação através da qual foi associado um
conjunto de variáveis, mensuráveis através de dados contábeis, a posicionamentos
estratégicos relevantes visando à identificação de grupos estratégicos na indústria
petrolífera. Este trabalho adotou como base a tipologia de estratégias genéricas
desenvolvida por Chrisman et al. na identificação dos grupos estratégicos. O conceito
de percepção de valor dos acionistas aqui abordado foi retratado pelo Q de Tobin,
razão entre o valor de mercado das empresas e o valor de reposição dos seus ativos.
Foram adotados indicadores de desempenho amplamente utilizados nos estudos de
finanças corporativas, tais como retorno sobre capital empregado, faturamento e lucro
líquido. O método de análise utilizado constituiu-se numa revisão bibliográfica para
identificação de variáveis estratégicas e de desempenho e do levantamento de uma
base de dados obtida a partir de relatórios de atividades e demais informações
relevantes publicadas por essas empresas. Uma vez selecionados, os dados de cada
empresa foram submetidos a procedimentos estatísticos visando à identificação das
estratégias competitivas adotadas. Basicamente, foram utilizados três métodos
estatísticos: a análise de cluster, o teste de Wilcoxon Sign e o teste de Kruskal-Wallis,
respectivamente, na identificação da composição dos grupos estratégicos, na
verificação da coerência dos mesmos com as características apontadas pela tipologia
adotada e na comparação do desempenho das empresas de cada grupo. Foram
desenvolvidas análises anuais dos posicionamentos estratégicos das empresas, bem
como análise de longo prazo considerando a formação de grupos estratégicos
baseados no posicionamento mais freqüente das mesmas em todo o período estudado.
Uma vez identificados os grupos estratégicos, foi verificado se a percepção do
investidor foi afetada pelo posicionamento estratégico das empresas através da
comparação dos valores do Q de Tobin dos diferentes grupos formados e na
observação das demais variáveis de desempenho. Os resultados obtidos sugerem que,
em uma perspectiva de longo prazo, é possível afirmar que os acionistas percebem
valor nas estratégias adotadas pelas empresas de petróleo, ao passo que, em uma base
anual, não é possível confirmar, com confiabilidade estatística, esta mesma
afirmação.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |