$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E PERCEPÇÃO DE VALOR DOS ACIONISTAS: UMA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
Autor: WALTER PEREIRA FORMOSINHO FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JORGE FERREIRA DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13459
Catalogação:  13/05/2009 Liberação: 13/05/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE      TRABALHO PREMIADO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13459&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13459&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13459

Resumo:
O propósito desse estudo foi analisar a influência das estratégias competitivas implementadas por empresas de petróleo na percepção de valor dos seus acionistas. Para isso, foi adotada uma linha de investigação através da qual foi associado um conjunto de variáveis, mensuráveis através de dados contábeis, a posicionamentos estratégicos relevantes visando à identificação de grupos estratégicos na indústria petrolífera. Este trabalho adotou como base a tipologia de estratégias genéricas desenvolvida por Chrisman et al. na identificação dos grupos estratégicos. O conceito de percepção de valor dos acionistas aqui abordado foi retratado pelo Q de Tobin, razão entre o valor de mercado das empresas e o valor de reposição dos seus ativos. Foram adotados indicadores de desempenho amplamente utilizados nos estudos de finanças corporativas, tais como retorno sobre capital empregado, faturamento e lucro líquido. O método de análise utilizado constituiu-se numa revisão bibliográfica para identificação de variáveis estratégicas e de desempenho e do levantamento de uma base de dados obtida a partir de relatórios de atividades e demais informações relevantes publicadas por essas empresas. Uma vez selecionados, os dados de cada empresa foram submetidos a procedimentos estatísticos visando à identificação das estratégias competitivas adotadas. Basicamente, foram utilizados três métodos estatísticos: a análise de cluster, o teste de Wilcoxon Sign e o teste de Kruskal-Wallis, respectivamente, na identificação da composição dos grupos estratégicos, na verificação da coerência dos mesmos com as características apontadas pela tipologia adotada e na comparação do desempenho das empresas de cada grupo. Foram desenvolvidas análises anuais dos posicionamentos estratégicos das empresas, bem como análise de longo prazo considerando a formação de grupos estratégicos baseados no posicionamento mais freqüente das mesmas em todo o período estudado. Uma vez identificados os grupos estratégicos, foi verificado se a percepção do investidor foi afetada pelo posicionamento estratégico das empresas através da comparação dos valores do Q de Tobin dos diferentes grupos formados e na observação das demais variáveis de desempenho. Os resultados obtidos sugerem que, em uma perspectiva de longo prazo, é possível afirmar que os acionistas percebem valor nas estratégias adotadas pelas empresas de petróleo, ao passo que, em uma base anual, não é possível confirmar, com confiabilidade estatística, esta mesma afirmação.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui